6 de nov. de 2009


Pirâmide Alimentar – Reeducação Alimentar


A Pirâmide Alimentar foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) como uma ferramenta para aplicação do conceito de uma alimentação saudável e equilibrada.



A Pirâmide divide os alimentos em grupos alimentares: energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, devemos consumir em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, dos construtores e por último os energéticos extras, de consumo limitado.



Assim, com o intuito de garantir ao organismo os nutrientes que ele necessita para se ter uma boa saúde, devemos incluir todos os grupos:



• Os alimentos energéticos são os responsáveis por gerar energia (combustível) para que nosso organismo possa realizar suas funções normais. Eles são os carboidratos complexos, como farinhas, pães, tubérculos, massas, cereais, trigo. Dê preferência aos integrais, dão saciedade e preservam todos os nutrientes.




• Os reguladores - legumes, frutas e verduras - fornecem vitaminas, minerais e fibras.



• Os construtores são os ricos em proteínas, como o leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas (feijões, lentilha, soja, grãa-de-bico), e são responsáveis pela construção dos novos tecidos, pelo crescimento e pela reparação do desgaste natural dos tecidos.



• Os energéticos extras, açúcares, doces, gorduras e óleos são alimentos fontes de ácidos graxos essenciais, vitamina E (gorduras e óleos) e energia. Por serem excessivamente calóricos devem ser consumidos moderadamente



A vantagem do uso da pirâmide alimentar é que ela permite uma reeducação, criando hábitos alimentares mais saudáveis!

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!