4 de nov. de 2009

Alongamento

Hoje vamos responder dúvidas sobre exercícios de alongamento e propor alguns exercícios para você fazer em casa.

O que é alongamento?
Alongamento é o estiramento muscular que possibilita um manejo facilitado no exercício evitando lesões. É o preparo muscular para atividade que irá ser realizada e também um relaxamento muscular pós-atividade.
Alongamento deve ser feito antes do exercício ou só após?
No início da atividade deve-se fazer um aquecimento breve com exercícios de flexibilidade, sem utilização de pesos, para aumentar a circulação sanguínea e um aumento na temperatura dos músculos e consequentemente o estiramento do músculo.
Na fase de relaxamento e desaquecimento, fim da atividade, recomenda-se um alongamento passivo, com maior permanência. Ela diminui a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e libera alguns neurotransmissores nos músculos e articulações que promovem o relaxamento muscular e indiretamente o relaxamento mental.
Quais os benefícios do alongamento?
-Melhora a amplitude articular e a coordenação motora
-Corrige a postura
-Melhora o sistema respiratório
-Equilibra sono
-Estimula a criatividade e disciplina
-Ameniza a ansiedade e o estresse
-Diminui os riscos de lesão por acidentes esportivos ou esforço repetitivo
Todas as pessoas podem fazer alongamento?
Sim, todas. Principalmente as pessoas que trabalham ou passam muito tempo sentadas ou em pé e que realizam atividades de movimentos repetitivos (massagistas, analista de sistemas, trabalhadores de informática, etc.).
Quanto à prática do alongamento, qual a frequência, a intensidade e duração que devo seguir?
O alongamento pode ser feito todos os dias para manutenção do corpo em geral, assim como para preparação ou desaquecimento no exercício.
Recomenda-se uma intensidade de baixa carga de trabalho, diferenciando-se de aquecimento e desaquecimento, frequência de 2 a 5 vezes por semana, quando for uma atividade independente de preparação para modalidades esportivas utiliza-se de 3 a 6 repetições por movimento com 10 a 15 segundos de permanência em cada posição.
A duração da aula é de no mínimo 30 a 45 minutos.

Aula de alongamento que pode ser feito em casa:


Alongue-se e Viva Mais!

Vânia Almeida - Educadora Física

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!