7 de fev. de 2010

Sobrepeso não aumenta risco de mortalidade em pessoas com 70 anos ou mais


O estudo australiano, publicado no Journal of the American Geriatrics Society, foi realizado com o objetivo de analisar, em população idosa, a mortalidade1 por todas as causas e o risco de morte por causas específicas associadas ao peso corporal abaixo do normal (índice de massa corporal2 – IMC -  abaixo de 18,5 kg/m²), peso normal (IMC entre 18,5 a 24,9 kg/m²), sobrepeso3 (IMC de 25,0 a 29,9 kg/m²) ou obesidade4 (IMC maior que 30 kg/m²).

Participaram da pesquisa 4.677 homens e 4.563 mulheres com idades entre 70 e 75 anos, recrutados em 1996 e acompanhados por 10 anos. Foi estudado o risco relativo de morte por todas as causas e por causas específicas (doenças cardiovasculares5câncer6, doenças respiratórias crônicas).

O risco foi menor nos participantes com sobrepeso3, sendo 13% menor do que para aqueles com peso considerado normal. Os participantes que estavam abaixo do peso tinham um risco de morte 76% maior, enquanto os obesos apresentaram risco semelhante aos com peso normal. O sedentarismo duplicou a chance de mortalidade1 para mulheres em todos os níveis de classificação do IMC, mas resultou em apenas 28% de aumento de risco para homens.

Os resultados mostram que talvez os níveis de corte do IMC para sobrepeso3 e obesidade4 sejam restritivos para idosos nesta faixa etária. Idosos com sobrepeso3 não estão com taxas de mortalidade1mais aumentadas do que pessoas com peso normal na mesma faixa etária. 
Ser sedentário está mais associado com maior risco de mortalidade1 entre as mulheres do que entre os homens.

Em todas as categorias de classificação do peso corporal, as causas principais de morte foram doenças cardiovasculares5 e câncer6. E em todas as causas de morte o menor risco foi encontrado em pessoas com sobrepeso3.

Não se sabe o motivo pelo qual o sobrepeso3 pode ajudar a reduzir a chance de morrer, mas o coordenador do estudo, Leon Flicker, professor de medicina geriátrica na University of Western Australia, acredita que, com o decorrer da idade, a presença de reservas nutricionais e metabólicas ajudam na recuperação quando uma pessoa torna-se doente.



Mesmo com algumas limitações apresentadas pelo presente estudo, esta é uma oportunidade para pensar a respeito de evitar a indicação de perda de peso para pessoas acima de 70 anos que estão comsobrepeso3 (não as que estão obesas) e que não apresentam uma condição associada ao sobrepeso3como diabetes mellitus7 tipo 2 e osteoartrite8 severa.

Fonte consultada: 

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!