21 de abr. de 2010

Passar fome emagrece?

Para muitos passar fome é a única saída para perder peso, o que eles não sabem que quando fazemos dietas restritivas o efeito será o contrário: o corpo irá reagir e irá se aferrar as reservas de gordura, impedindo a perda de peso. Normalmente nessa situação, o sujeito acredita que não perdeu peso em função da sua falta de empenho, quando a realidade é outra, pois o que fracassou foi a dieta e não você , pois na situação de privação o corpo irá reagir de forma a protegê-lo de ter maiores prejuízos em função da alimentação inadequada a que se impôs. O sucesso de um emagrecimento efetivo vem de uma postura frente a vida de otimismo, disciplina e foco. Se quer alcançar determinada meta é necessário que se coloque de forma positiva e com uma boa dose de energia na busca do peso magro. O sujeito não perde tempo se questionando a cada alimentação os erros que teve, só direcionam seu pensamento na busca de serem bem sucedidos, aqui entra o foco a ser atingido e a disciplina, pois se ocorre um desvio na sua alimentação, retomam na seqüência e continuam sua vida, com otimismo e adequação. Não ficam aprisionados na idéia do que fizeram de errado e se fracassaram, e sim irão em busca de meios mais adequados de alcançarem sua metas. Devemos desenvolver a capacidade de focarmos no que precisamos comer para termos sucesso e sermos saudáveis, e não no que não podemos ou devemos comer. Na prática clínica, percebemos que as pessoas não percebem que a comida está relacionada diretamente com o ânimo, e aqui entra não somente o que comemos , mas quando e até onde fazemos nossas refeições. Aí se instala um ciclo vicioso do humor deprimido, em função da má alimentação e do fracasso na perda do peso, e uma boa chance de se tornar mais deprimido, afetando diretamente seus esforços para emagrecer e manter-se magro. Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares Curitiba-PR

1 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Caro blogueiro,

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em andamento e pretende vacinar 91 milhões de brasileiros. Porém, até agora foram vacinados pouco mais de 20 milhões de pessoas. Para aumentar este número, gostaríamos de contar com você para divulgar a vacinação entre as pessoas com doenças crônicas, que irá até sexta-feira, 23/04. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

21/4/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!