20 de jun. de 2010

Vegetal cru em excesso pode ser perigoso‏

 
 
Por Roni Caryn Rabin
The New York Times

No ano passado, uma mulher de 88 anos deu entrada no NYU Langone Medical Center em estado quase comatoso, incapaz de falar ou engolir, mal podendo respirar. Embora ela não tivesse histórico de doença na tireoide, recebeu diagnóstico de coma por mixedema, uma condição fatal causada por extremo hipotireoidismo, ou baixa função tireoidal.
O culpado, como depois ficou-se sabendo, foi o repolho chinês cru. A paciente tinha comido de 900g a 1,3kg desse vegetal todos os dias durante vários meses, na crença de que ele a ajudaria a controlar seu diabetes. Em vez disso, os vegetais podem ter suprimido sua tireoide, segundo médicos da NYU que descreveram o caso em uma carta na edição de 20 de maio do “The New England Journal of Medicine”.
O repolho chinês contém compostos chamados glucosinolatos que inibem a função da tireoide em animais.
“Não quero dizer que as pessoas não deveriam comer vegetais crus, mas tudo com moderação – até mesmo as coisas boas”, disse o Dr. Michael Chu, médico residente da NYU e um dos autores da carta publicada. “Isso provavelmente não teria ocorrido se os vegetais fossem cozidos”.

2 comentários:

Aparecida Miriam disse...

Pois é, tudo em excesso faz mal...
Ótimo post, valeu o alerta!

20/6/10
Tüp Bebek disse...

foi um artigo que eu gostava. Obrigado por compartilhar.
tüp bebek

22/6/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!