28 de out. de 2010

Abacate ajuda a perder peso

Por Dr Ana Paula Fidélis Quem já não ouviu falar que o abacate engorda? Pois é, o excesso dele e acompanhado com açúcar o faz ser o vilão mesmo. Mas o abacate tem se tornado em muitas pesquisas uma fruta essencial para quem quer perder peso.

O abacate é rico em uma substância chamada beta-sitosterol que ajuda a modular o hormônio do estresse, o cortisol. Sabe-se que o excesso este hormônio é responsável por uma série de alterações como compulsão alimentar principalmente por carboidratos e doces, perda de massa musuclar, perda de cálcio dos ossos, aumento da gordura abdominal e outros. Modular este hormônio é fundamental para quem quer perder peso.

Ele é rico em ômega-3, uma gordura importante para memória e aprendizado, é antiinflamatória e antioxidante, ajuda a melhorar o perfil de gordura no sangue também, ajuda a melhorar sintomas de artrite e outras inflamações. Também contém a coenzima Q10 que está associada a energia e metabolismo sendo importante também para o processo de emagrecimento. Esta coenzima também ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e neurodegenerativas. Rico em vitamina E sendo ótimo para a pele, cabelos, protegendo contra as celulites.

Além disto o abacate ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, aumentar a gordura boa (HDL), é muito indicado para prevenir doenças cardiovasculares como infarto, trombose, aterosclerose e outras.

Sendo rico em gorduras moniinsaturadas como o azeite e o ômega-3 ele ajuda a dar saciedade, o paciente sente menos fome durante o dia. Também é rico em fibras auxiliando o funcionamento correto do intestino e o controle hormonal para fome e saciedade nele também.

Mas atenção: não estamos falando de metade de abacate com açúcar!!! O seu consumo deve ser de acordo com as necessidades individuais. Dicas: pode ser feito patês, colocado na salada, comer pela manhã ou nos intervalos.

1 comentários:

Unknown disse...

OLÁ
Nossa sempre imaginamos o abacate como um grande vilão para a dieta
mas ao ler seu texto descobri que não é bem assim não
adorei saber dessas dicas
um grande bj ....

28/10/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!