30 de abr de 2011

Consuma antioxidantes para uma pele saudável!

Os antioxidantes são substâncias ou moléculas que atuam de forma a neutralizar os radicais livres ou diminuir a sua formação. Os radicais livres são moléculas produzidas pelo nosso corpo todos os dias através da nossa respiração, inalação de poluentes ambientais, consumo de agrotóxicos, conservantes, corantes, adoçantes, gordura saturada e trans, alimentação alergênica e o estresse.

Para ter uma pele saudável é importante que haja a modulação na produção destes radicais livres visto que os mesmos contribuem para o envelhecimento precoce com o aparecimento de rugas, olheiras, celulites, estrias, pele seca, micoses, flacidez, além de envelhecimento no nosso DNA afetando estruturas importantes podendo levar ao aparecimento da obesidade, diabetes, resistência a insulina, depressão e outros milhares de sinais e sintomas.

Os antioxidantes interessantes para a pele são a vitamina E, C, A, ácido lipóico, resveratrol, quercetina, selênio, cobre, zinco, magnésio, ômega-3 e outros. Alimentos como o açaí, abacate, atum, orégano, maçã, frutas em geral, verduras e legumes contribuem este aporte de antioxidantes.

É importante salientar que para ter esta constante proteção, o consumo destes antioxidantes deve ser feito de 3 em 3 horas, ou seja não adianta comer 1 fruta e achar que está protegido.

Algumas dicas interessantes: Consumir sucos de açaí com frutas mas sem o xarope de guaraná. O açaí é um poderoso antioxidante e ótimo para melhorar a celulite;
Aumentar o consumo de peixes como atum e sardinha;
Fazer uso de azeite extra-virgem;
Colocar temperos de ervas e principalmente o orégano;
Consumir oleaginosas;
Beber chá verde  e
Beber bastante água.

Sempre ressalto que é importante a individualidade bioquímica e que o mesmo alimento que é antioxidante para uma pessoa pode ser oxidante para outra!! Procure um nutricionista funcional para melhores resultados.
 
Artigo retirado do site Ana Paula Fidélis - Nutricionista BH

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