14 de jun de 2011

Dieta Coletiva

Os benefícios do grupo no controle da obesidade

Por Luciana Kotaka

São vários os grupos disponíveis para auxiliar pessoas tanto na perda de peso, como outras dependências que não seja a comida. Com o auxílio do terapeuta, do nutricionista e dos participantes, o grupo permite descobrir, transformar e enriquecer o modo de relacionamento interpessoal de cada um, pois viabiliza o compartilhamento de experiências comuns, importantes para o bem estar físico e emocional.

Um espaço riquíssimo em exemplos, orientações e estratégias que auxiliam as pessoas a identificarem suas dificuldades, emoções que interferem em sua ingesta alimentar, como o reforço positivo do grupo que fortalece os demais membros envolvidos no processo de perda de peso.

Emagrecer requer mudança de hábitos e atitudes que acompanham o paciente há anos. Necessitam de muita disciplina, bom entendimento das mudanças corporais e acompanhamento psicológico.

Para que os participantes encontrem êxito nesta decisão, uma das melhores formas é discutir o fato exaustivamente, trocando experiências com pessoas que passam pelo mesmo momento de vida. Os encontros em grupo proporcionam esta segurança, pois discutem assuntos que darão suporte no momento de decidir realmente mudar o estilo de vida.

Existem várias modalidades de tratamento, e a dieta em grupo acaba sendo muito enriquecedor, gerando comportamentos assertivos e conscientes para um resultado saudável. O objetivo da dieta coletiva é dar auxilio as pessoas no desenvolvimento de comportamentos magros, promovendo mudanças de hábitos alimentares e comportamentais, gerando um emagrecimento saudável e adequado a um novo estilo de vida a ser adotado.

Comer é para a vida toda, desta forma nada mais correta do que poder se alimentar de forma adequada, podendo se permitir a comer o que se gosta, sem privações, e sentimentos de tristeza. Muitas são as queixas de pessoas que se sentem privadas quando resolvem fazer dietas, até porque entendem que devem cortar todos os alimentos que gostam, gerando um sentimento forte de restrição, o que normalmente as levam a abandonarem o tratamento.

Toda perda de peso deve ser acompanhada de profissionais qualificados, evitando utilizar-se de recursos mágicos que não são eficientes e são contraproducentes, podendo gerar transtornos alimentares.

http://www.dicasdemulher.com.br/dieta-coletiva/

1 comentários:

ANA LÚCIA disse...

Interessante a postagem. A dieta coletiva incentiva, pois tem muitas pessoas com o mesmo objetivo, mas devemos ter força de vontade e equilíbrio entre o copo e a mente.
Boa tarde,
Ana

14/6/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!