6 de jun. de 2011

Prevenção para ganho de peso com Chá Verde



O chá verde é uma bebida que há algum tempo é consumida em alguns países, mas no Brasil este costume está muito relacionado a questões de ordem estéticas e não de saúde. O chá verde é feito da folha Camelia sinensis e tem muitas propriedades benéficas a saúde.

Ele é rico em antioxidantes chamados de polifenóis. Estudos de laboratório e epidemiológicos mostram que os polifenóis tem uma atividade preventiva para doenças coronarianas, neurodegenerativas, câncer, diabetes e obesidade. Além disso ajuda a diminuir as citocinas que causam inflamação e que são origem de uma série de doenças.

Para a obesidade, foi feito um estudo que avaliou diversos trabalhos científicos e os resultados para o ganho de peso e até mesmo a perda. Encontraram resultados satisfatórios para a prevenção do ganho de peso e suas causas para tal resultado. Os mecanismos são aumento da oxidação de gorduras, inibição da síntese das mesmas, aumento da utilização dos carboidratos e diminuição do armazenamento. Estes mecanismos resultam em uma perda de peso e de gordura.

Aliado a prática de exercícios físicos o chá verde auxilia na diminuição de triglicérides, colesterol total, LDL e aumento da termogênese (metabolismo).

Fatores relevantes: o uso do chá verde assim como qualquer fitoterápico deve ser restrito. O seu uso em excesso pode levar a diminuição da função da tireóide (glândula que está relacionada ao metabolismo) e até mesmo o ganho de peso secundário. Para pessoas hipertensas o cuidado deve ser muito porque nos chás há grande quantidade de cafeína, o que aumenta a pressão arterial.
 
É importante salientar que não existe milagre algum e que não é somente o uso do chá verde mas sim a terapia e tratamento em conjunto. 
 
Texto Elaborado pela Ana Paula Fidélis Nutricionista. (Retirado do site)

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!