6 de set. de 2011

Bom senso é fundamental

Qualquer processo de emagrecimento exige mudanças, principalmente na alimentação. Porém, ficar pesando ou contando as calorias dos alimentos, dá um trabalho danado, sendo importante utilizar o bom senso nas escolhas na hora de se servir.

Sabemos que em todos os aspectos de nossa vida temos que ter equilíbrio, pois quando damos muita ênfase a uma área de vida e deixamos outra de lado, sofremos as conseqüências posteriores.

Podemos lembrar-nos do amigo que se dedica quase exclusivamente ao trabalho, para constatarmos o quanto se queixa de estar acima do peso, da namorada que caiu fora, enfim, um quadro de desequilíbrio e falta de bom senso. Vamos adquirindo hábitos que nos impedem de agir com bom senso, hábitos aprendidos e seguidos, que leva a alguma gratificação emocional, como o alívio da ansiedade, tristeza, solidão, angústia.

Comemos sem pensar, desencadeando um processo compulsivo que se perpetua de forma automática, revelando a falta de percepção que desenvolvemos muitas vezes em relação à alimentação.

Outros aspectos importantes são: disciplina, organização e flexibilidade. A disciplina e a organização estão sempre juntas, pois precisamos desses dois aspectos na hora de se programar para ter em casa e no local de trabalho, os alimentos adequados para realizar com qualidade as refeições e lanches necessários para efetivar o processo de reeducação alimentar.

Já a flexibilidade, em poder se adequar a ambientes aos quais acaba freqüentando, como uma reunião de negócios aonde se servirá do que tiver sendo oferecido, como também poder respeitar os erros e acertos inerentes ao processo e emagrecimento.

Devemos nos comprometer com o processo de perda de peso, pois é a solução mais efetiva para colher bons resultados.

Luciana Kotaka Psicóloga Clínica Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares Curitiba – PR

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!