20 de set. de 2011

Canela


Muito se tem falado sobre a canela e sua ação no diabetes e na resistência insulínica. Sabe se que o Diabetes é uma doença perigosa em que as concentrações de açúcar no sangue estão alteradas e isso pode levar a problemas renais, cardiovasculares, danos nos olhos e má circulação. A resistência insulínica também já está associada ao diabetes mas pode estar presente sem a doença causando os mesmos problemas do diabetes. A resistência insulínica é uma falha presente ou no receptor da insulina na célula ou no sinal pós ativação da insulina. Esta falha atrapalha a absorção de glicose (açúcar), que fica circulando no sangue e causando danos, dentre eles a obesidade e o aumento do colesterol sanguíneo.

A canela contém uma substância chamada de cumarina e esta em alta quantidade é danosa ao rim e ao fígado. A canela-do-ceilão, conhecida como a “canela verdadeira” tem pouca quantidade deste composto. Para distinguir é fácil: os paus da “canela verdadeira” são feitos de camadas finas facilmente moídas num pó ao passo que os paus da canela cássia são compostos de uma camada dura e grossa.

A substância que parece ter a ação de melhora na resistência insulina e no diabetes é o polímero metilhidroxicalcona (MHCP). Sua ingestão diminui os níveis de açúcar no sangue, diminui a gordura “ruim” LDL e os triglicérides.

Dicas: a canela pode ser jogada em cima de frutas, colocada em sucos, bolos, tortas. Recomenda-se a utilização de 1 colher de chá ao dia para ter o efeito.

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!