30 de out. de 2009

As mil e uma virtudes do Chá Verde


As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente pelo seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas.




E isso está acontecendo com o chá verde ou banchá, considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides (substâncias antioxidantes), que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.



Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. A Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos vai mais além e defende a prevenir diversas doenças e a manter a qualidade de vida.



As virtudes do chá verde na prevenção de doenças vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem a diversas enfermidades.



Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá pode diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalecer as artérias e veias.



Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.



Pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente.



É necessário alguns cuidados na hora do preparo do chá:



• Guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco;



• De preferência, nada de acrescentar açúcar.



Como preparar:



Faça uma infusão com 1 colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água “quase” fervente.







Fonte: jardim de flores (Site Médico). Disponível em : http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1134

Fonte da figura: www.lufrancesa.com

Kilza Miranda - Nutricionista
www.dicasdenutricao.com

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!