21 de out. de 2009

Exercícios de flexibilidade - Parte I


Para iniciarmos nossas matérias aqui no blog resolvi fazer uma série de exercícios para flexibilidade, algo de que necessitaremos para realizarmos os exercícios que vamos propor a todos. Ao longo das semanas trarei matérias relacionadas, como o alongamento, por exemplo. Vamos lá!

Ter flexibilidade é algo essencial para a nossa vida porque está diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia.

A  flexibilidade é de suma importância  na realização de determinados gestos desportivos e movimentos que de outra forma, seriam impossíveis de serem realizados sem essa capacidade física.

Ela aumenta  a eficiência mecânica dos movimentos, fazendo com que o atleta tenha um desperdício menor de energia na execução de suas atividades, além de auxiliar na profilaxia de lesões e dos vícios posturais, reduzir as tensões musculares e auxiliar na melhoria da contratilidade muscular

E se você diz não ter tempo de se exercitar, em apenas 15 minutos de uma a duas vezes ao dia, no mínimo 3x por semana, ajudará você a ter mais disposição no dia-a-dia e consequentemente mais qualidade de vida.

Indicação:


- Início de artrose na região da coluna (bico de papagaio);
- Tensão muscular;
- Encurtamento dos músculos posteriores da coxa e panturrilha (comum em quem fica sentado por muito tempo);
- Fibromialgia (fora das crises agudas);
- Falta de equilíbrio;
- Pessoas com dificuldade para dormir e relaxar;
- Tensão pré-menstrual;

Contra-indicação


- Hérnia de disco ou Protusão discal.

Os exercícios elaborados previnem e aliviam dores na coluna vertebral.

Materiais:

 
1 toalha;
1 colchonete ou tapete anti-derrapante;
1 overball ou bola enborrachada (pode ser encontrado em lojas de materiais esportivos ou fisioterapêuticos.


Parte II, CLIQUE AQUI!

Vânia Almeida - Educadora Física

 

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!