24 de out de 2009

Método Pilates



O que é ?

O Método Pilates é um conjunto de exercícios integra o corpo e a mente visando o reequilíbrio do corpo, alívio de dores, entre outros benefícios que serão citados nesse texto.
Diferentemente de academias, no Pilates não é necessário repetir ou seguir uma rotina de exercícios, portanto, é possível inovar a cada aula. Isso é um grande diferencial para pessoas que não gostam de frequentar academias.
A progressão dos exercícios deveram ser feitas de acordo com cada aluno (aumento de instabilidade e carga, por ex.).
As aulas podem ser realizadas em aparelhos (Studio) ou no solo (Mat Pilates). Apesar da diferença, ambos englobam os mesmos princípios, portanto, pode-se obter bons resultados tanto no solo como nos aparelhos.


Princípios do Pilates:

Concentração: Os exercícios devem ser realizados com atenção, deve-se sempre prestar atenção nos músculos que está realizando o exercício, para que se concentre a força no local exato, integrando dessa forma, a mente e o corpo.
Respiração: No Pilates, a respiração é muito importante pois mantém a boa oxigenação do sangue. A regra que deve ser seguida é que: inspira durante a preparação do movimento e expira quando executa. Essa respiração pode ser treinada previamente.
Centralização: Segundo Joseph Pilates, o corpo tem um centro de força, onde se iniciam os movimentos. Tal centro de força é chamado de “Power House”, que no método pilates é fortalecido em todos os exercícios, proporcionando assim, melhor estabilização da postura e maior controle do corpo todo. Devido a esse fortalecimento, o Pilates, torna-se uma ótima opção para o fortalecimento abdominal.
Controle: Os movimentos devem ser realizados de forma lenta. Com o passar do tempo, ganha-se mais consciência corporal e resistência.
Precisão: Deve-se evitar compensações do corpo durante a realização do movimento, deve ser um movimento preciso.
Fluidez: Os movimentos devem ser sempre contínuos e ritmados. Deve-se buscar sempre a maior harmonia possível entre o corpo durante a realização do exercício, evitando compensações que podem ser prejudiciais.
   


Benefícios do Pilates:

Tonificação Muscular: O Pilates tonificará todos os músculos, proporciona cintura e abdome definidos. Permite que os músculos se tornem mais fortes e resistentes.
Melhora da postura: Visando a integração do corpo, sem compensações, o método ajudará a manter uma postura adequada, evitando lesões e aliviando dores decorrentes de má postura.
Alivia o Estresse: O método fará com que a pessoa respire melhor, com mais qualidade. Aprender a respirar corretamente e melhor, é um dos grandes benefícios do método.
Trabalho Global: Trabalha o corpo inteiro de maneira conjunta, integrando vários sistemas.

Outros benefícios como: Corpo em harmonia, Coordenação, Flexibilidade, Melhora da disposição e corpo e mente sadios.
Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas em uma média de 2 a 3 meses as mudanças são visíveis.

Obs. Assim como toda atividade física, o Pilates deve ser feito com uma pessoa habilitada para desenvolver tal método, para que seja tirado o máximo proveito de seus benefícios e se evite lesões.


Thiago Viana - Fisioterapeuta


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