Método Pilates
O que é ?
O Método Pilates é um conjunto de exercícios integra o corpo e a mente visando o reequilíbrio do corpo, alívio de dores, entre outros benefícios que serão citados nesse texto.
Diferentemente de academias, no Pilates não é necessário repetir ou seguir uma rotina de exercícios, portanto, é possível inovar a cada aula. Isso é um grande diferencial para pessoas que não gostam de frequentar academias.
A progressão dos exercícios deveram ser feitas de acordo com cada aluno (aumento de instabilidade e carga, por ex.).
As aulas podem ser realizadas em aparelhos (Studio) ou no solo (Mat Pilates). Apesar da diferença, ambos englobam os mesmos princípios, portanto, pode-se obter bons resultados tanto no solo como nos aparelhos.
Princípios do Pilates:
Concentração: Os exercícios devem ser realizados com atenção, deve-se sempre prestar atenção nos músculos que está realizando o exercício, para que se concentre a força no local exato, integrando dessa forma, a mente e o corpo.
Respiração: No Pilates, a respiração é muito importante pois mantém a boa oxigenação do sangue. A regra que deve ser seguida é que: inspira durante a preparação do movimento e expira quando executa. Essa respiração pode ser treinada previamente.
Precisão: Deve-se evitar compensações do corpo durante a realização do movimento, deve ser um movimento preciso.
Benefícios do Pilates:
Tonificação Muscular: O Pilates tonificará todos os músculos, proporciona cintura e abdome definidos. Permite que os músculos se tornem mais fortes e resistentes.
Outros benefícios como: Corpo em harmonia, Coordenação, Flexibilidade, Melhora da disposição e corpo e mente sadios.
Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas em uma média de 2 a 3 meses as mudanças são visíveis.
Obs. Assim como toda atividade física, o Pilates deve ser feito com uma pessoa habilitada para desenvolver tal método, para que seja tirado o máximo proveito de seus benefícios e se evite lesões.
Thiago Viana - Fisioterapeuta
0 comentários:
Postar um comentário