16 de dez. de 2009

Exercício Físico sem Dor Tardia



imagem: http://frasesevontades.files.wordpress.com

Muitos movimentos errados podem prejudicar o corpo. Aprenda a executar os exercícios da maneira correta aqui, no Blog Livre da Obesidade.


A maioria das pessoas que praticam musculação ou outro exercício físico busca pernas tornadas, abdômen e músculos definidos. Nessa busca, por vezes desenfreada, alguns perdem os limites e exageram na frequência, na carga e intensidade do exercício, causando lesões posteriores e dores no dia seguinte, além de provocar problemas cardíacos e ortopédicos.


Exercícios repetidos intensamente podem levar a lesões de articulações, tendões, músculos, coluna. As principais queixas são lombalgia, hérnia de disco, dor ciática, lesões no ombro, quadril e torcicolo.


Quem sente dores durante a realização deve parar imediatamente, pois a dor é um sinal de que o exercício não está sendo executado de forma adequada.


Para quem sofre de problemas na coluna, o ideal é praticar exercícios que melhorem a postura como alongamento, musculação, yoga e pilates.

A falta de orientação para a realização de exercícios pode causar graves danos à saúde, portanto não se descuide, procure o auxilio de um profissional d educação física, só ele pode orientar na prática de exercícios.



Preste atenção nas dicas abaixo:


-Avaliação física: antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deve passar por exames cardiovasculares e testes de resistência.


-Orientação de um profissional: o aluno deve seguir a sequência de exercícios adequada ao seu perfil e contar sempre com a supervisão de um profissional habilitado.
-Alongamento: realizar alongamentos todos os dias. Caso faça musculação, o alongamento deve durar no mínimo 10 minutos.



-Frequência: atingir o ápice de sua resistência física lentamente, entre 12 e 14 semanas.-Aparelhos: escolher bons aparelhos e verificar a posição do seu corpo durante a realização do exercício.


-Tempo de malhação: não é indicado se exercitar durante horas seguidas. Isso pode ocasionar lesões musculares graves.


-Água: ingerir antes, durante e depois de realizar os exercícios.


-Acessórios corretos: o tênis deve ser apropriado para a atividade física. Luvas e outros protetores sempre ajudam também. Use roupas leves e arejadas.


Com esses cuidados você terá sua saúde sempre preservada.

Vânia Almeida - Educadora Física

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!