30 de dez. de 2009

Promessas de Ano Novo




Estamos às vésperas da virada do ano. Muitos estão fazendo compras, arrumando a festa. Normal! Tudo bem que você abandonou a academia por uns dois ou três dias, mas sei que irá voltar logo, certo?!





Alguns já iniciaram suas promessas para o próximo ano, outros ainda estão “vendo” o que irão fazer. Mas a verdade é que todos têm um plano, uma estratégia para que tudo dê certo desta vez.





Novos projetos de vida pessoal e profissional, novas regras, promessas, contas novas, novo namorado (a) ou até mesmo marido/esposa, etc. Eis alguns itens que fazem parte da nossa lista de planos para o ano novo, mas será que não estamos esquecendo de algo? Ou será que temos acrescentado esses itens na lista do início do ano passado também? Promessas não cumpridas!! Faz parte da rotina de muita gente.





E a nossa saúde como fica? Está em segundo plano? Ou será que vamos jurar a nós mesmos que nesse ano vamos nos exercitar todo santo dia, vamos parar de comer em excesso, vamos comer mais frutas e verduras e vamos parar de fumar?





Boas notícias: Parar de fumar, comer mais verduras e fazer check-up estão na lista. Ok! Mas as pesquisas também ressaltam importância da vida social para a saúde.





Veja aqui algumas coisas que você pode fazer pela sua saúde neste ano e conseguir  manter e levar adiante.





1. Parar de fumar: infelizmente os fumantes devem tentar parar. Sabemos as dificuldades que envolvem essa decisão e que muitos podem não atingir o objetivo, mas é de longe a melhor proposta para a saúde em 2009.





2. Passar a comer cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Parece simples e pouco, mas a maioria da população ocidental ainda não consome regularmente esses alimentos.





3. Fazer exercícios: correndo risco de parecermos repetitivos essa é uma decisão que pode ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer.





4. Fazer exames preventivos. Não se trata de listas de exames padronizados e universais. Os exames de check-up devem ser personalizados. Muitos testes serão comuns a muitas pessoas, porém a prescrição deve ser feita a partir do conhecimento do médico da história pessoal do paciente e seus hábitos de vida.





5. Invista em uma vida social que permita a criação de uma rede de relacionamentos que possa ajudá-lo a passar pelos momentos de estresse da vida. Pesquisas já mostraram que as pessoas que mantém uma vida social diminuem seu risco de mortalidade por várias causas.





Até próximo ano.





Feliz Ano Novo!

Vânia Almeida - Educadora Física

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o blog de vocês! Adorei as dicas!!

Minha promessa é chegar na minha meta este ano!!

Bjs

4/1/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!