20 de jan. de 2010

A influência dos exercícios físicos no organismo



Todo mundo sabe que a prática de exercício físico é fundamental para se ter uma saúde mais elevada e conseqüentemente uma melhora na qualidade de vida.


Hoje trouxe uma lista de influências do exercício físico em nosso organismo, veja:
 
Auto-estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança individual.
 
Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

Colesterol
Exercícios regulares aumentam os níveis de HDL ("bom colesterol") no sangue, favorecendo a redução dos riscos de doenças.

Depressão
Pessoas com depressão leve ou moderada, que praticam exercícios de 30 a 60 minutos em dias alternados, experimentam uma variação positiva de humor já após a terceira semana de atividade.

Doenças crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindoo risco de diabetes.

Envelhecimento
Os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento, pois fortalecem os músculos e o coração, além de amenizarem o declínio das habilidades físicas.

Estresse e ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de estrese. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural, pois após oexercício a pessoa experimenta uma sensação de bem-estar e serenidade.

Ossos
Exercícios regulares com pesos são importantes na construção e manutenção da massa óssea.

Sono
Quem pratica atividade física regular dorme melhor e "pega" no sono mais fácil, dorme profundamente e acorda restabelecido e disposto.

E você, o que está esperando? Vamos, tenha coragem, procure uma atividade física que te dê prazer e comece já!


 
Você está prestes a sentir um bem-estar e uma qualidade de vida mais saudável.

Experimente!

Vânia Almeida - Educadora Física

http://www.cuidandodocorpo.blogspot.com/


2 comentários:

gi disse...

vania
eu experimentei todas essas sensações, e posso te dizer que a melhor delas, foi ter deixado a depressao de lado, estou com problema auditivo e essa semana nao fui a academia, to numa nhaca so, num baixo astral e desanimo pra td,coisa que com exercicios sou outra...
enfim...apoio em genero numero e grau, td atividade fisica feita de forma saudavel!

bjks

20/1/10
Vânia Almeida disse...

Oi Gi, obrigada pelo comentário. Quem pensa que atividade fisica serve somente para emagrecer e deixar o corpo sarado estã muito enganado. Exercicios são uma verdadeira fonte de saúde tanto para dentro, quanto por fora do corpo...emagrece, deixa sarada, previne, doenças, cura e te dá muita, mas muita saúde.

Participe sempre conosco nos dando sugestões e tirando dúvidas.

bjos

Vânia

21/1/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!