22 de jan. de 2010

Os Minerais no Controle da Obesidade


http://wiki.bemsimples.com 

Atualmente, há uma grande tendência na utilização de suplementos e até mesmo medicamentos tendo como objetivo a perda de peso.

Porém, é importante ressaltar que cada indivíduo tem suas características a serem consideradas, como digestão, absorção, excreção, nutrientes que estão em deficiência ou excesso no organismo.


Um organismo bem equilibrado em nutrientes funcionará bem melhor!



Hoje, estaremos dando um enfoque nos principais minerais que auxiliam no sobrepeso e/ou na obesidade.


O Sêlenio é um importante mineral para o metabolismo do iodo, pois transforma a tirosina (T4) em Triiodotironina (T3) onde ocorre a necessidade da enzima selenodependente (deiodinase). Portanto, a deficiência pode falicitar o ganho de peso ponderal, por não realizar este metabolismo.

(Referência: Levander & Whanger J. Nutr.;126-24275-2345/1996.).



Outros benefícios: a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, melhorando o paladar, naturalmente acontecerá uma redução do consumo de sal e ou glutamato monosódico como realçadores de sabor dos alimentos (LEIA OS RÓTULOS), evitando a retenção de líquidos e toxinas que atrapalham o funcionamento de metabolismo e a perda de peso.

Onde encontrar: castanha do Pará e no leite humano, aipo, alho, atum, brócolis, cebola, cereais integrais, cogumelos, gérmen de trigo, frutos do mar, gema de ovo, leite, pepino, repolho.


O Magnésio desempenha papel fundamental no organismo em diversas reações que incluem o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, responsáveis pela manutenção do peso. Contribui ainda para a sensação de bem estar, pois ativa a enzima hidroxilase que converte o aminoácido triptofano em serotonina, evitando os surtos de beliscos.

Onde encontrar: está presente em grande quantidade na clorofila, por tanto, em todas as plantas verdes principalmente nos brotos, hortaliças e sucos concentrados a base de clorofila. E também nos legumes, frutos do mar, castanhas, cereais e farináceos integrais, semente de girassol, produtos lácteos, entre outros.


O Zinco desempenha papel regulatório na ação da insulina, evitando o acúmulo de gordura abdominal e no controle de hormônios da timo e tireóide que regem o metabolismo de ganho ou perda de peso. Assim como o selênio possui a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, contribuindo para a melhora do paladar, conforme citado no caso do Selênio.

Onde encontrar: nas castanhas, legumes, tubérculos, leite humano, leite de vaca, ostras, entre outros.


O Cromo contribui para perda de peso por ativar o metabolismo de carboidratos e gorduras, aliviando os sintomas da diabetes, hiperglicemia e evitando o acúmulo de gordura abdominal.


Onde encontrar: levedo de cerveja, gérmen de trigo, grãos integrais, queijos e melaço, entre outros.



A deficiência destes minerais podem causar:


Selênio: diarréia, náuseas, danos aos dentes, fadiga , irritabilidade, perda de cabelo e comprometimento das unhas, hiperlipidemias, alteração de apetite e paladar, dermatite e alterações de crescimento.



Magnésio: diarréia, redução dos processos de cicatrização.


Zinco: náusea, vômito, danos ao músculo cardíaco, insuficiência renal, dor muscular, arteriosclerose.


Cromo: piora os quadros de diabetes e hiperglicemia

Procure dar ênfase a uma alimentação mais natural e integral, sem industrializados. Seu organismo agradece!


Após uma avaliação de cada indivíduo pode haver casos especiais que necessitem de suplementação, o que deve ser feita apenas por profissionais.


Vale lembrar mais uma vez que para o emagrecimento é necessário criar um conjunto de hábitos saudáveis associados, como reeducação alimentar, consumo de água, atividade física, lazer, relaxamento entre outros.


Abraços e sucessos a todos!

Kilza Miranda -Nutricionista

Fonte: http://www.maeterra.com.br

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!