25 de fev. de 2010

Emagrecimento e os Florais

 
Obesidade - impossível conviver com ela...difícil se livrar dela!

Algumas considerações sobre obesidade:
“As pessoas obesas têm dificuldade para expressar aquilo que sentem. Mostram-se afetuosas com os outros, mas em seu íntimo repousa uma grande carência, que se intensifica por não saberem lidar direito com os próprios sentimentos”. ( Valcapelli & Gasparetto, em "Metafísica da Saúde").
"As dietas não são eficientes no tratamento da obesidade, e seus benefícios são muito pequenos se comparados com os prejuízos. Você pode perder de 5% a 10% de seu peso em seis meses, com vários tipos de “dieta”. Mas depois os quilos voltam".( Tracy Mann, professora de psicologia da UCLA).
Cristina Cairo diz, em seu livro “Linguagem do Corpo”, “a gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos”. Para ela, o obeso permite-se magoar com facilidade, “engolindo” mágoas, por ter expectativas, a maioria das vezes irreais, em relação às outras pessoas.
Há uma extensa produção de matérias sobre o tema e todas acabam concordando que não basta fazer dieta. Obesidade não é apenas uma questão de comer ou não comer. É uma perigosa doença crônica. O mais preconizado para tratá-la é dieta combinada com atividade física. Controle do que ingerimos e do que gastamos. Temos aí uma questão puramente matemática, que demonstra apenas um aspecto do problema. Mas está provado que aspectos sociais, culturais e psicológicos colaboram, e muito, para o surgimento da obesidade ou o fracasso no tratamento. A maneira como vivenciamos nossas emoções é a resposta para o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto, inclusive de emagrecimento. É fato que a genética não pode ser modificada. Uma pessoa pode “herdar” a obesidade mas não precisa conviver com ela durante toda sua vida. O tratamento não se restringe ao binômio dieta/atividade física. Há que se considerar todo o conjunto de fatores e modificar a estrutura emocional que leva uma pessoa a ficar e permanecer obesa. Por isso, uma abordagem holística (tratar o todo e não apenas parte dele) é a mais indicada.
A força sutil dos florais
“A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada, exceto por meio de esforços mentais e espirituais". Edward Bach.
No sistema Florais de Bach temos várias essências que podem auxiliar quando decidimos emagrecer. O floral atua no nosso campo energético possibilitando a transmutação das emoções negativas em virtudes necessárias para efetivarmos mudanças. Se a dificuldade em iniciar um processo de emagrecimento está ligada à Indecisão, temos 4 essências. CERATO: para pessoas que não conseguem iniciar um tratamento por falta de confiança em si mesmas. GENTIAN: para as que se desanimam facilmente. GORSE: quando se perde a esperança e a fé, não acreditando que o tratamento possa dar resultado positivo. WILD OAT: quando há determinação mas não se consegue achar o caminho. Outra dificuldade que se apresenta muito freqüentemente é a Falta de Interesse. Para combater as diversas maneiras com que o desinteresse se manifesta, contamos com 5 essências. CLEMATIS: para acabar com a indiferença, o “dar de ombros” para a situação. WILD ROSE: para aquelas pessoas que “entregam os pontos” e se conformam, achando que não vale à pena lutar. OLIVE: alivia o cansaço, físico e mental, que impede o reconhecimento das conquistas. MUSTARD: para os desanimados, aqueles que não se entusiasmam com coisa alguma. CHESTNUT BUD: essa essência é uma das mais importantes porque ajuda a evitar a repetição dos erros, que é o que mais acontece quando tentamos emagrecer. Pessoas que se deixam levar por Opiniões e Influências podem contar com 3 essências. AGRIMONY: para quem vive “torturado” pelos problemas que enfrenta mas não assume, mostrando uma despreocupação que não existe. CENTAURY: para quem se preocupa demasiadamente em agradar, chegando ao extremo de não cuidar de si mesma. WALNUT: essência indicada para proporcionar constância e proteção e aumentar a auto-estima. Temos ainda 4 essências ligadas ao Desalento. LARCH: para aquelas pessoas que esperam pelo fracasso em tudo que se propõem. PINE: é o floral que alivia a culpa pelos deslizes. ELM: para a depressão que ocorre quando a tarefa se torna demasiadamente pesada. CRAB APLLE: é considerado o floral da limpeza da mente e do corpo, ajudando a diminuir a ansiedade em se livrar de um problema. A indicação de um floral para emagrecer (ou uma fórmula com várias essências), deve ser precedida por uma boa anamnese, conduzida por um profissional que conheça bem o Sistema Floral. É importante ressaltar que floral não emagrece. Atua como coadjuvante num processo que envolve outras medidas necessárias. Reeducação alimentar, um bom programa de atividades físicas, medicamentos, terapia e o mais difícil porém mais importante, a superação dos obstáculos pela força de vontade, são os caminhos que podem derrotar a obesidade definitivamente.
Sonia Rocha – Terapeuta Floral
 

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!