24 de abr. de 2010

Compulsão Alimentar - As Essências Florais - Parte II




Após refletir sobre as causas e as emoções pertinentes, vamos às essências florais.

Atualmente, existem inúmeros sistemas florais além do acima descrito tanto no exterior como Brasil, aqui sugerimos doze das trinta e oito essências florais do Sistema Bach a qual descreve sucintamente, mostrando as possibilidades a fim de auxiliar a pessoa que deseja se tratar da compulsão alimentar. As mais recomendadas para este caso estão com asterístico.

Cherry plum Qualidades positivas: *
tem uma força tranqüila nas crises;mantém o controle de seus próprios pensamentos e sentimentos;confia que sempre agirá baseado naquilo que é verdadeiro e correto; tem equilíbrio emocional e estabilidade. Vai atuar no aspecto do descontrole, acalma a mente.


Chicory Qualidades positivas: *
oferece amor incondicional; respeita a independência dos outros; é capaz de dar-se, livre e desinteressadamente;reconhece que é digno do amor de todos; sabe que recebe toda a atenção de que necessita;vive a plenitude de sua vida. Vai atuar na situação de carência e apego.


Crab Apple Qualidades positivas: *é capaz de purificar-se das substâncias indesejadas; sabe que merece ser saudável; ama a si mesmo, a seu corpo e a quem realmente é; promove sua auto-cura. Vai atuar na limpeza de padrões


Gentian Qualidades positiva:está terminado a perseverar apesar de todos os obstáculos; tem atitude positiva que remove obstáculos e dificuldades;mostra um alegre otimismo e confiança; tem a convicção de que acabará sendo bem-sucedido; assume a responsabilidade pelo modo como vive sua vida; vêem os reveses como oportunidades de transformação e crescimento. Vai atuar na depressão.

Holly Qualidades positivas: *Perdoa e se perdoa expressa amor incondicional, livre e voluntariamente;irradia alegria e felicidade; sente um amor profundo e sem reservas por si mesmoVai atuar dando paz , perdão, liberação.



Impatiens Qualidades positivas: *é paciente e compreensivo; é tolerante, aceita a si mesmo e aos outros; sabe que pode dispor de todo o tempo do mundo; faz as coisas com vagar e cuidado, quando necessário;conduz bem a tensão, relaxa com facilidade; vive sua vida de modo calmo e meditativo. Vai atuar dando paciência e perseverança.

Larch Qualidades positivas: *transborda de autoconfiança e segurança; tem a convicção interior de que cada um de nós é uma pessoa boa e esplêndida; está determinado a perseverar e realizar as coisas; é capaz de agir com decisão e criatividade; sente-se estimulado pelos novos desafios; realiza seu potencial. Vai atuar na elevação da auto-estima.


Pine Qualidades positivas: reconhece que sempre faz o melhor que pode; liberta todos os pensamentos de auto-condenação, culpa e censura; é capaz de ser generoso consigo mesmo, esquecendo e perdoando seus erros; reavalia os fracassos aparentes e vê neles as sementes do sucesso; age com base em suas convicções sobre o certo e o errado; aprova e aceita a si mesmo. Vai atuar dissolvendo o sentimento de culpa.

Rock Rose Qualidades positivas
tem coragem inabalável numa crise; arrisca-se por aquilo em que acredita; permite-se tremer e estremecer quando sente medo; empreende uma atividade mesmo que ela lhe cause medo; assume riscos; tem altas expectativas para si mesmo e não impõe limites ao seu potencial; serve-se de sua força inerente para tomar conta de qualquer situação. Vai atuar principalmente no medo paralisante.

Rock Water Qualidades positivas:
tem uma abordagem da vida adaptável, flexível e sem preconceitos; desfruta das alegrias e prazeres da vida, sendo complacente consigo mesmo; são capazes de fluir com a corrente da vida e de aceitar as coisas como elas vêm; cuida bem de si mesmo, de um modo equilibrado; sabe relaxar e ser espontâneo; liberta as compulsões e obsessões; enfatiza o ‘“ser” e não o ‘“fazer”; Vai atuar dando flexibilidade, liberação.

Star of Bethlehem Qualidades positivas cura a si mesmo de um choque ou trauma; acalma e tranqüiliza a si mesmo após um acidente ou más notícias; livra-se dos efeitos de feridas anteriores, incluindo o trauma do nascimento;
permite que suas lágrimas fluam, como parte do processo natural de recuperação; busca ajuda após um choque. Vai atuar nos choques e traumas, combate a ansiedade.





Walnut Qualidades positivas: *
protege a si mesmo das influências negativas; rompe os laços com as obrigações e limitações dos velhos padrões e hábitos; assegura-se de que recebe apoio nos momentos de transição;
é imune a manipulações, medo do ridículo ou ataques; tem a liberdade de ser ele mesmo. Vai auxiliar na mudança de padrão de comportamento.

White Chestnut Qualidades positivas:
está em paz consigo mesmo e com o mundo; alcança à calma e a tranqüilidade; descobre que as respostas emergem de uma mente serena; tem uma perspectiva clara e equilibrada daquilo que está acontecendo; permite que sua intuição se expresse. Vai atuar nos pensamentos repetitivos, melhora o sono.


Willow Qualidades positivas: *
perdoa e esquece; assume a responsabilidade por sua situação na vida;
liberta-se da amargura; é rápido em ver o melhor nos outros e no mundo; escolhe atitudes positivas, atraindo resultados positivos; usa seu senso de humor para lidar com as situações difíceis. Vai atuar diluindo o ressentimento, mágoa, sensação de ser vítima.


Veja também: Compulsão Alimentar - Parte I

Rosangela Vecchi Bittar - CRT 42435
Especialista em Terapia Floral pela UFPE

1 comentários:

Hellen Taynan disse...

Olá, encontrei seu blog através do blog de uma amiga e já lí várias matérias interessantíssimas! Eu sofro de compulsão alimentar e nunca experimentei os florais de Bach para conter essa vontade inssaciável. Lí sua matéria sobre compulsão x fome, mas o pior é q qdo dá vontade de comer, quem tem compulsão dificilmente consegue suprir essa vontade com outra atividade. Essa patologia, é sem dúvidas, mto difícil de controlar. Estou te seguindo, tá? Um abraço!

24/4/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!