28 de jul. de 2010

Cortisol: o hormônio do estresse e da obesidade


Provavelmente não houviram falar do cortisol nao é mesmo? Este hormônio é produzido em reações de estresse. O que ativa esta liberação são estressores como poluentes, alimentação rica em gordura saturada ou trans, sódio, adoçantes, o jejum prolongado (ficar horas sem comer alguma coisa), a ansiedade, a apreensão, o nervosismo, medicamentos, alcoolismo dentre outros.

Atualmente a maioria das pessoas vivem estressadas, nervosas, ansiosas e é este hormônio que prejudica o quadro todo. A secreção dele pelo corpo começa a aumentar cada vez mais e começa haver uma resistência nas nossas células e o cortisol não consegue atuar de maneira correta e outros mecanismos são interrompidos por causa disso. Uma consequência disto é o aumento da inflamação no corpo, que hoje é causa de diversas doenças, inclusive a obesidade.

Em pessoas que estão acima do peso, suas células de gorduras produzem uma enzima que está ligada com o ganho de peso abdominal e esta enzima também é produzida pelo cortisol e ela também aumenta os níveis deste último! Forma um ciclo vicioso com inflamação e aparecimento de doenças.

Este estresse crônico com alta produção de cortisol, leva a resistência insulínica, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. O cortisol também aumenta a síntese de gorduras e inibe sua eliminação, aumenta a degradação de proteína, ou seja, aumenta a perda de massa magra, aumenta os níveis de gordura no sangue e ganho de peso consequente.

Com a alimentação funcional há melhora do quadro todo e diminuição deste hormônio. Alguns alimentos ajudam como abacate e oleaginosas por serem ricos em beta-sitosterol que ajuda a modular os efeitos do cortisol, peixes e vegetais folhosos escuros, soja e arroz por conterem fosfatidilserina, a vitamina C e alguns fitoterápicos como extrato de maracujá.

Para haver uma perda de peso com sucesso é preciso equilibrar o corpo com alimentação, atividade física e sempre ligados a mente.

Ana Paula Fidélis
Nutricionista Funcional
CRN 6192
http://vitalidadefuncional.blogspot.com

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!