9 de nov de 2010

Cirurgia bariátrica e os cuidados essenciais para o sucesso

Quem já tentou diversas formas de perder peso e hoje se encontra com o peso elevado, com problemas de saúde, a cirurgia pode ser o melhor caminho.

O primeiro procedimento a ser tomado, é encontrar um cirurgião que passe segurança e discutir com eles os riscos e benefícios desse processo. Muitos cirurgiões contam com uma equipe com nutricionistas e psicólogos, devidamente preparados, o que facilitará todo processo a ser desenvolvido.

Como a cirurgia é um procedimento invasivo, o paciente deve estar consciente dos riscos cirúrgicos e pós cirúrgicos, e ter clareza e consciência de que o sucesso depende de suas próprias mudanças de atitudes em relação a sua alimentação, seu emocional e atividade física.

Muitos pacientes criam a ilusão de que a cirurgia é um procedimento mágico, e que toda fome irá desaparecer, e que depois da tomada da cirurgia terá forças para controlar o desejo de comer.

Importante esclarecer que a vontade e a compulsão pela comida não cessa com a cirurgia, e que precisa mudar de comportamento antes mesmo de se operar. No pós cirúrgico, todo alimentos que ingerir precisa ser medido e controlado, mas com o passar do tempo, observamos que muitos pacientes começam a comer alimentos que seriam proibidos, abandonam a terapia e o nutricionista, pois acreditam que sozinhos podem dar conta de todo processo.

Segundo Cruz e Morimoto, a cirurgia não finaliza o tratamento da obesidade, pelo contrário, é o início de um período de um a dois anos de mudanças comportamentais, alimentares e de exercícios, com monitoração regular de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde (CRUZ, M. R. R. & MORIMOTO, I. M. I., 2004).

Psicóloga Luciana Kotaka

Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

www.lucianakotaka.com.br

Curitiba-PR

1 comentários:

Karen Tavares disse...

Com certeza a cirurgia bariátrica não é um procedimento mágico. A mudança fundamental deverá acontecer no psicológico dos obesos. Estou no grupo de preparo para a cirurgia e estou aprendendo que somente eu posso de verdade me ajudar a vencer a obesidade!

27/11/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!