2 de dez. de 2010

Saiba um pouco sobre as farinhas da moda

A moda das farinhas pegou de vez. Independente do sabor, todo mundo que quer emagrecer e manter a saúde em dia acaba incluindo um tipo de farinha no seu cardápio. Feijão branco, berinjela, maracujá, dentre outros ingredientes, ganharam uma versão muito mais propícia à dieta. Porém, cada uma delas exerce uma função em nosso organismo e temos sempre que preservar a individualidade bioquímica. Você sabe diferenciá-las?

Farinha de feijão branco
É uma ótima fonte de faseolamina, nutriente que impede a absorção dos tão temidos carboidratos. Além disso, possui grande quantidade de amido resistente, que atua diretamente na eliminação da gordura. Tomar sempre cuidado para as pessoas intolerantes ao feijão. O seu consumo não deve ser excessivo.

Farinha de casca de maracujá
Dizem que maçã é uma das melhores opções para quem quer emagrecer, tudo porque é muito rica em pectina. É este nutriente que é encontrado em abundância na farinha de maracujá. A sua principal função é bloquear o armazenamento de gordura no organismo. Além disso é ótima para regular o açúcar no sangue e bom para diabéticos.

Farinha de berinjela
Também impede que o organismo armazene gordura, porém, neste caso, ela atua diretamente estimulando a produção da bile, que é feita no fígado. Desta maneira, consegue digerir melhor a gordura e eliminá-la com facilidade.

Farinha de linhaça
Muito rica em vitaminas C, E e as do complexo B, além de caroteno e minerais, como ferro, zinco, potássio e cálcio e, por final, em ômega 3 e fibras, esta farinha impede diretamente a formação de placas de gordura em nosso corpo. Tem ação protetora contra doenças cardiovasculares, envelhecimento, câncer. Mas o indivíduo que está inflamado pode ter efeitos contrários com o seu uso.

Farinha de casca de maçã
Assim como a fruta, possui grande quantidade de pectina, uma fibra que atua diretamente no bloqueio das gorduras. Além disso, aumenta a saciedade sem prejudicar a saúde. É uma das melhores opções para se comer com frutas ou iogurte.

Farinha de casca de uva vermelha
Possui grande quantidade de fibras e é um ótimo antioxidante, que combate o envelhecimento da pele. Sem contar que é uma aliada na luta no controle do colesterol e na prevenção de problemas cardíacos.

Sempre tomar cuidado com as interações e preocupar com a diversidade da alimentação e reeducação alimentar. É preciso também que o consumo de água esteja bastante adequado.

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!