18 de jan. de 2011

Chocolate, doce delícia

Nada como um chocolate para acalmar os ânimos ou compensar aquele dia hiper estressante…

Frase frequentemente ouvidas dentros dos consultórios, onde o grande vilão sempre é este famoso carboidrato, que além de nos engordar, serve como fonte de energia.

Como tem um efeito que melhora o humor e a depressão, acaba sendo consumido em larga escala, porém o que não se leva em conta é que uma pequena barra de chocolate de 100 gramas contém cerca de 550 calorias, ou seja, um quarto das necessidades diárias que um corpo precisa.

Porém nem tudo está perdido, pois podemos sim continuar a consumir essa delícia mesmo querendo perder peso:

- Escolha uma hora do dia para consumí-lo, de preferência no período do dia que mais sente necessidade dele.

- Escolha uma versão com mais cacau e pequeno, tipo chocolate talento com 55% de cacau que tem 4 quadradinhos ou um alpino.

- Saboreie devagar, sentindo a textura, o sabor, somente assim poderá se sentir saciado.

- Não compre chocolate para deixar em casa ou no trabalho. Quando quiser compre somente um e pronto, assim estará aprendendo a se comporta magro .

- Para e preste atenção no que está acontecendo quando lhe dá uma vontade louca de comer chocolate. Está irritada, nervosa,tpm. O importante é verificar que lugar esse inocente docinho está ocupando na sua vida.

- Procure praticar alguma atividade física como caminhar, andar de roller, bicicleta, assim estará estimulando seu corpo a produzir seretonina, um neurotransmissor que oferece um tipo de compensação sensorial para a falta do chocolate.

Resumindo, fazer reeducação alimentar não é o mesmo que fazer dietas e sim aprender a comer de forma mais saudável, para sua fome e não para sua vontade de comer.

Luciana Kotaka -Psicóloga Clínica

Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

www.lucianakotaka.com.br

Curitiba-PR

2 comentários:

Diandra disse...

Aiii aiii, eu amo chocolate, gostei das dicas.

Passando para desejar um final de tarde maravilhoso e dizer que tem um selo de qualidade pra vc , esperando no meu blog!

Bjo

http://bydih.blogspot.com/

18/1/11
Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde.

Eu sempre precisei fazer dieta. Mas eu sou gulosa, do tipo Jô Soares.
Ele sempre fala que se provar um pedacinho ele acaba comendo muito e muito. Eu também sou assim. O que me engorda, eu prefiro cortar radicalmente. No começo é difícil, mas depois parece até que nunca gostei de tal alimento.

A tendência para engordar é como um bicho ameaçador.

Um grande abraço.
Estou lhe seguindo.
Maria Auxiliadora.

19/1/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!