25 de jan de 2011

Lute pelo o que deseja

Medo, sentimento que nos impede de crescer e viver a vida de forma mais intensa. Mas podemos mudar essa situação, e transformar o seu medo em força.

O medo é uma emoção básica, com determinadas características associadas, tais como a ansiedade, a apreensão, o nervosismo, o pavor, a preocupação (Freitas e Magalhães,2007).Caracteriza-se pela activação de um estado emocional aversivo que tem por objectivo motivar o indivíduo a enfrentar determinados estímulos ou situações ameaçadoras.( Öhman, e Rück, 2007).

Conforme vai entendendo e conhecendo a forma como reage frente a algums situações que lhe causam medo, vai ganhando força, desenvolve auto confiança , gerando segurança para usar de seu potencial para viver uma vida melhor.

- Defina valores – verifique os pontos importantes que precisam mudar em sua vida, baseado nos valores apreendidos por você.

- Quem é você - Aprender a construir uma relação de amizade consigo mesma, se conhecendo e se respeitando, pois essa é a base da auto estima, o que fortalecerá suas escolhas.

- Lute, a vitória é sua – identifique os comportamentos derrotistas que existe dentro de si mesmo, e adquira habilidades para expressar o que quer ou não para sua vida.

- Só aceite o melhor – respeite e procure viver de acordo com seus princípios, para que possa tomar decisões mais assertivas.

- Se fortaleça - o medo pode ser seu aliado para modificar os aspectos que necessitam de alterações. Encare de frente, pois quem vive com medo,vive pela metade.

Não são mudanças fáceis de colocar em prática, mas quando nos colocamos dispostos a enfrentar o medo, em realizar sonhos, alcançar objetivos que traçamos na vida, tudo acontece da melhor forma possível.

Ao nos colocarmos dispostos a rever conceitos e enfrentar o medo, já alcançamos os instrumentos necessários para as mudanças.

Boa sorte!

Psicóloga Luciana Kotaka

Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

www.lucianakotaka.com.br

Curitiba -PR

3 comentários:

Rose Frizeira Figueiredo disse...

Obrigada pelas dicas... incentivo é sempre muito bom para aqueles que precisam mudar seus hábitos alimentares.. bjs carinhosos.... ótima semaninha

25/1/11
Alexsandra disse...

Post maravilhoso, adorei!!
Bjus

25/1/11
Líbina disse...

Também amei oi post, vou guardar as dicas e procurar o Arroz Cateto para experimentar.
Obrigada pela atenção!
Bjs

27/1/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!