19 de fev de 2011

Compulsão por Doces


Muitas pessoas relatam que tem dificuldades em comer pouco, com moderação, tem muita vontade de comer doces ou guloseimas. Este é um fator muito associado a deficiências nutricionais e a alterações hormonais.

A compulsão alimentar nada mais é que o corpo anunciando que precisa de um determinado alimento e que ele não está funcionando adequadamente. Este sintoma aparece geralmente em pessoas que são mais ansiosas, agitadas, nervosas ou até mesmo em outras.

A compulsão por doces nos remete a falta que eles estão fazendo no corpo e por isso ele nos emite algum sinal para aumentarmos a ingestão. O aumento da vontade de comer doces geralmemte está relacionado com a diminuição do hormônio da serotonina, que é o hormônio do humor. Quando há diminuição deste o corpo precisa de doces para aumentar a sensação de prazer. Mas não é o doce que faz isso, mas sim outro mecanismo mais complexo de se explicar por aqui. Outro fator ligado é a resistência a insulina. Pessoas com esta resistência tendem a querer mais doces porque a insulina não consegue colocar o açúcar para dentro das células e produzir energia e assim parece que não tem açúcar nunca e o corpo emite sinais porque ele precisa de açúcar. A mesma explicação serve para os diabéticos descompensados (sem controle correto).

O aumento do hormônio cortisol, que está relacionado ao o estresse e ansiedade também faz aumentar esta ingestão. Falta de zinco, magnésio, vitamina B6, B12, colina, selênio e outros minerais quando deficientes aumentam a ingestão de doces.

Algumas patologias também estão associadas como a depressão, hiperatividade, diabetes, resistência a insulina, síndrome do ovário policístico, câncer e outras menos comuns.

Aqui algumas dicas para diminuir esta compulsão por doces: aumentar a ingestão de banana porque é rica em triptofano, aminoácido precursor da síntese da serotonina, comer abacate que diminui o cortisol, oleaginosas que são ricas em vitaminas e minerais importantes, frutas secas por ajudar também nos sintomas da TPM e por serem ricas em fibras, comer sempre de 3 em 3 horas, isso é muito importante, evitar o consumo de adoçantes, colocar a canela porque é doce e ainda diminui a absorção de açúcar.

Dica interessante: comer banana com canela ou frutas secas nos intervalos e por mais que seja banal - comer de 3 em 3 horas sempre!!!
 

5 comentários:

Anna disse...

como sempre aprendo muito vindo aki
perfeitinho e a dica da banana com canela eu to fazendo já e diminui sim a gula de doce
bjim

19/2/11
Fabiola Neves disse...

Como me identifiquei com essa informação!!!!
Nâo sabia que era por isso que eu consumo tantos doces... tenho resistência insulínica, deficiência em zinco, B12, entre outros que vc citou.
Vou acompanhar esse blog, com certaza e vou levar as dicas para o meu cantinho. Pode ser?
Obrigada pelo apoio.

21/2/11
Nutricionista Ana Paula Fidélis disse...

Olá Fabiola, pode sim e se puder, cite o blog.

Abraços

21/2/11
Anônimo disse...

Preciso de um tratamento urgente. Mas toda vez que procuro um medico fico frustrada ninguem leva a serio minhas queixas. Mas essa compulsao afeta muito meu modo de vida e sempre de forma negativa.

2/3/11
Jéssica disse...

Me identifiquei muito com tudo que voce disse, não sei mais o que fazer, quanto mais eu digo que quero parar de comer doce eu como mais e mais. Ajude-me!

12/7/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!