Praticando o auto controle
Como nada em reeducação alimentar é tão fácil, temos que desenvolver estratégias para lidar com os momentos de ansiedade e compulsão.
Sim, na grande maioria das vezes eles são os gatilhos que levam as pessoas a comerem em excesso, a atacar a caixa de chocolates ou se perder dentro de um pote de sorvete.
Porém, somos pessoas com condições de determinar o que queremos em nossa vida, e não podemos permitir que continuemos a deixar que esses comportamentos destrutivos nos leve a obesidade.
Vou passar uma lista de atividades que podem utilizar na hora que o mosntro devorador toma conta de cada um (a) de nós, mas saibam, que vocês podem e devem criar e adequar novas estratégias eficazes no seu dia a dia.
Vamos lá:
- Tomar um banho mais demorado e relaxante, assim relaxa e dá tempo da vontade louca passar. Depois do banho, procure algo saudável para se alimentar.
- Compre um quebra cabeça de 1.000 peças, desses bem elaborado, e pare para tentar encaixar algumas peças, isso vai distrái-la (o) e permitirá tempo de se organizar.
- Faça uma lista dos amigos que há tempo não tem contato, e aproveite esses momentos para colocar em dia a conversa entre vocês.
- Deixe sempre na geladeira alguns potinhos de gelatina light, são uma boa pedida nesses momentos.
- Aproveite para orgnizar aquela gaveta bagunçada, assim se distrairá .
- Arrumar revistas e album de fotografias é um bom exercício.
- Pode se deitar no chão, levantar as pernas, e esperar se acalmar. Se permita relaxar. Muitas vezes, o querer comer é somente ansiedade.
- Respire e sequências de 12 vezes, profundamente, e segure um pouco antes de soltar a respiração. Verá que ficará mais tranquila (o).
- Leve seu cão ou gato para passear, aproveite para você mesma (o) dar um bom banho no bichinho.
- Quem sabe está na hora de trocar o esmalte? Vale a pena lixar bem certinho e apostar em outra cor.
- Para quem gosta de artes manuais, é um bom momento de pintar, recortar, costurar …..
- Ler um bom livro edifica e ajuda a manter o controle.
- Responder os e-mail pendentes em sua caixa de entrada.
- outras….
Poderia passar o dia sugerindo opções, mas o importante é cada um poder criar sua própria forma de se distrair, acalmar, poder refletir nesses momentos se tem fome ou vontade de comer.
Quando seguimos nossoimpulso e atacamos a comida na hora da ansiedade e compulsão, comemos rapidamente, e por impulsividades, não prestando atenção nas escolhas e na qualidade do que ingerimos.
Vamos testar? Estou aqui para auxiliar vocês!
Beijos
Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica
Especilista em Obesidade e Transtornos Alimentares
www.lucianakotaka.com.br
Curitiba – PR
0 comentários:
Postar um comentário