8 de mar. de 2011

Desenvolva o auto controle

Como nada em reeducação alimentar é tão fácil, temos que desenvolver estratégias para lidar com os momentos de ansiedade e compulsão.

Sim, na grande maioria das vezes eles são os gatilhos que levam as pessoas a comerem em excesso, a atacar a caixa de chocolates ou se perder dentro de um pote de sorvete.

Porém, somos pessoas com condições de determinar o que queremos em nossa vida, e não podemos permitir que continuemos a deixar que esses comportamentos destrutivos nos leve a obesidade.

Vou passar uma lista de atividades que podem utilizar na hora que o mosntro devorador toma conta de cada um (a) de nós, mas saibam, que vocês podem e devem criar e adequar novas estratégias eficazes no seu dia a dia.

Vamos lá:

- Tomar um banho mais demorado e relaxante, assim relaxa e dá tempo da vontade louca passar. Depois do banho, procure algo saudável para se alimentar.

- Compre um quebra cabeça de 1.000 peças, desses bem elaborado, e pare para tentar encaixar algumas peças, isso vai distrái-la (o) e permitirá tempo de se organizar.

- Faça uma lista dos amigos que há tempo não tem contato, e aproveite esses momentos para colocar em dia a conversa entre vocês.

- Deixe sempre na geladeira alguns potinhos de gelatina light, são uma boa pedida nesses momentos.

- Aproveite para orgnizar aquela gaveta bagunçada, assim se distrairá .

- Arrumar revistas e album de fotografias é um bom exercício.

- Pode se deitar no chão, levantar as pernas, e esperar se acalmar. Se permita relaxar. Muitas vezes, o querer comer é somente ansiedade.

- Respire e sequências de 12 vezes, profundamente, e segure um pouco antes de soltar a respiração. Verá que ficará mais tranquila (o).

- Leve seu cão ou gato para passear, aproveite para você mesma (o) dar um bom banho no bichinho.

- Quem sabe está na hora de trocar o esmalte? Vale a pena lixar bem certinho e apostar em outra cor.

- Para quem gosta de artes manuais, é um bom momento de pintar, recortar, costurar …..

- Ler um bom livro edifica e ajuda a manter o controle.

- Responder os e-mail pendentes em sua caixa de entrada.

- outras….

Poderia passar o dia sugerindo opções, mas o importante é cada um poder criar sua própria forma de se distrair, acalmar, poder refletir nesses momentos se tem fome ou vontade de comer.

Quando seguimos nossoimpulso e atacamos a comida na hora da ansiedade e compulsão, comemos rapidamente, e por impulsividades, não prestando atenção nas escolhas e na qualidade do que ingerimos.

Vamos testar? Estou aqui para auxiliar vocês!

Beijos

Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica

Especilista em Obesidade e Transtornos Alimentares

CRP-08/06502-1

www.comportamentomagro.com.br

Curitiba – PR

3 comentários:

Aparecida Miriam disse...

A ansiedade é a vilã da dieta, eu sei disso, e estando de férias é complicado, pois, em casa as coisas gostosas ficam lá...só esperando eu comer..rsrs Mas isso não é brincadeira, num instante a gente ganha 3 kg no lugar de 2 perdidos com esforço, por isso temos que colocar "distrações" em prática! Bjs

8/3/11
Maria Reis disse...

Bom dia amiga!!

Feliz dia das mulheres pra vc!!

Bjos

8/3/11
Escrever para Emagrecer by Solange disse...

Adorei e já compartilhei no facebook!!!
Atingi minha meta!!!!!!!! Veja minhas fotos lá no blog: http://escrevepraemagrecer.blogspot.com/2011/03/atingi-minha-meta.html

Bjs,

Solange

8/3/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!