22 de mar. de 2011

Perca peso com bom senso

Qualquer processo de emagrecimento exige mudanças, principalmente na alimentação. Porém, ficar pesando ou contando as calorias dos alimentos, dá um trabalho danado, sendo importante utilizar o bom senso nas escolhas na hora de se servir.

Sabemos que em todos os aspectos de nossa vida temos que ter equilíbrio, pois quando damos muita ênfase a uma área de vida e deixamos outra de lado, sofremos as conseqüências posteriores.

Podemos lembrar-nos do amigo que se dedica quase exclusivamente ao trabalho, para constatarmos o quanto se queixa de estar acima do peso, da namorada que caiu fora, enfim, um quadro de desequilíbrio e falta de bom senso. Vamos adquirindo hábitos que nos impedem de agir com bom senso, hábitos aprendidos e seguidos, que leva a alguma gratificação emocional, como o alívio da ansiedade, tristeza, solidão, angústia.

Comemos sem pensar, desencadeando um processo compulsivo que se perpetua de forma automática, revelando a falta de percepção que desenvolvemos muitas vezes em relação à alimentação.

Outros aspectos importantes são: disciplina, organização e flexibilidade. A disciplina e a organização estão sempre juntas, pois precisamos desses dois aspectos na hora de se programar para ter em casa e no local de trabalho, os alimentos adequados para realizar com qualidade as refeições e lanches necessários para efetivar o processo de reeducação alimentar.

Já a flexibilidade, em poder se adequar a ambientes aos quais acaba freqüentando, como uma reunião de negócios aonde se servirá do que tiver sendo oferecido, como também poder respeitar os erros e acertos inerentes ao processo e emagrecimento.

Devemos nos comprometer com o processo de perda de peso, pois é a solução mais efetiva para colher bons resultados.

Luciana Kotaka Psicóloga Clínica - CRP 08/06502-1 Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares Curitiba – PR

2 comentários:

Maria Reis disse...

Bom dia Luciana!

Venho todo dia aprender um pouquinho, estou quase lá...

Devagar vamos mudando nossos hábitos e melhorando a qualidade de vida1

Obrigada, bjos e fik com Deus!

22/3/11
ANA LÚCIA disse...

A mudança tem que ser gradativa e de forma muito disciplinada para fncionar. Alterar hábitos e ritmo no começo é sempre difícil. Saúde já!
Abçs,
Ana

22/3/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!