7 de out. de 2011

Nutrição e Estética: saiba muito mais


As desordens estéticas estão cada vez mais presentes na nossa atualidade e cada vez mais a preocupação com o envelhecimento saudável aumenta. Várias propagandas existem para chamar a atenção das pessoas porque este assunto atrai um grande público não somente feminino mas também masculino.

A nutrição está muito mais evoluída porque ela não é relacionada a somente melhora em peso, ganho de estatura, melhora de doenças já instaladas. Hoje a nutrição, principalmente a nutrição funcional está mais fundamentada em melhorar os aspectos de expressão gênica (é quando temos um gene para determinada alteração, como por exemplo, ganhar peso facilmente, e a alimentação influi se o gene será expresso ou não, ou seja, se a pessao vai ganhar peso facilmente ou não) do que somente melhorar aspectos já instalados.

A nutrição tem tudo a ver com a estética porque já é conhecido que as alterações estéticas, sinais e sintomas, doenças e outros estão intimamente relacionados com a alimentação. E por que? Primeiro porque somos feitos de trilhões de células e cada uma delas precisa de 45 nutrientes para se manterem saudáveis e funcionando corretamente. E de onde vem os nutrientes? Da alimentação e até mesmo a suplementação. Segundo porque já se sabe que a expressão do DNA é muito influenciada pela alimentação e que a pessoa terá alguma desordem estética que foi "herdada" somente se houver ativação destes genes que podem ser por inúmeros fatores.

Você sabia que determinados alimentos podem levar a expressão de genes que poderiam ficar silenciados e que isto levaria a um aparecimento de doenças ou alterações estéticas? A alimentação alergênica é um exemplo disso. Sabe-se também que nem todos os alimentos são bons para todo mundo. Existem alguns alimentos que podem levar a ativação da inflamação no seu corpo e esta inflamação está relacionada a tudo o que você pensar, desde a falta de concentração e desânimo até mesmo o aparecimento de doenças cerebrais.

Então, a nutrição tem grande impacto sobre a melhora de desordens estéticas como celulites, acne, flacidez, queda de cabelo, micoses, caspas, psoríase, "alergia ao sol", urticárias, pele seca, rugas e muitos outros aspectos.

Um conceito que você pode não ter ouvido falar é que a inflamação é o agravante para muitas desordens estéticas e que a alimentação tem grande influência nisto. Outro conceito é que o seu intestino precisa estar funcionando corretamente e quando menciono isto não quer dizer "ir ao banheiro" todos os dias mas sim ter a consistência adequada, odor e outras características. Além disso o seu intestino precisa estar com a quantidade de bactérias benéficas e maléficas adequada o que terá grande impacto para a sua saúde. O fígado também precisa estar eliminando as toxinas eficientemente assim como medicamentos, poluentes, conservantes, corantes e outros para que sua pele fique bem.

Para saber se determinado alimento é alergênico a você ou se o seu intestino e fígado estão funcionando bem ou se você está inflamado ou tem muita produção de radicais livres e outros, é preciso que você procure um nutricionista funcional.

Hoje este texto foi somente para aguçar a sua curiosidade de que existe muito mais do que somente não comer isto ou aquilo. Qualquer desordem estética pode ser melhorada com a nutrição funcional, pense nisto!

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!