25 de nov. de 2009

Aula de Boxe


Não apenas uma modalidade masculina, pois a mulherada tem se rendido à luta.


O boxe aumenta a resistência e a capacidade cardiovascular, melhora a flexibilidade e a coordenação motora juntamente com a postura. É um esporte completo que também diminui tensões, estresse e ansiedade.

Em 2004 cientistas do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e outros especialistas que estudam músculos e movimentos, analisaram e deram nota para dez fundamentos dos 60 esportes mais populares do país, incluindo quesitos como velocidade e agilidade.

Depois somaram a pontuação de cada um deles e sabe qual o resultado?


O boxe ficou em primeiro lugar.

Sendo uma modalidade de baixo impacto, favorece a aderência de cálcio nos ossos. E se você pretende ficar em forma e com o corpinho sarado, o boxe não vai te decepcionar.

Promete deixar os músculos tonificados e definidos, modelando especialmente os braços, ombros, peitorais e abdome. As mudanças aparecem depois de 2 a 4 meses de treino regular.


E não fica só ai não. O boxe é um grande exterminador de calorias. Em uma hora de aula o aluno gasta em média de 400 a 1000 calorias, dependendo da intensidade do treino.



Atenção: todos que desejam aderir às aulas devem passar por uma avaliação física antes.


As grávidas com gestação de até 4 meses não podem praticar o boxe e após isso só com autorização médica.

Hipertensos também devem consultar seu medico e ter um treino especifico.  Lesionados, cardiopatas, etc. seguem os mesmos procedimentos.

A aula segue os princípios e os golpes do esporte. Os praticantes socam o ar, o saco de areia, a pushing ball ou mesmo um colega devidamente protegido.

Não nos esqueçamos dos aquecimentos e alongamentos antes e após os treinos. Essas são regras primordiais para a prática de qualquer esporte.



Os golpes e posições mais utilizados são:


Cruzado: o alvo é a lateral da cabeça do adversário.
Direto: golpe frontal.
Jab: golpe normalmente preparatório, mas que às vezes torna-se perigoso.
Upper: desferido de baixo para cima no queixo do oponente.
Hook ou gancho: golpe desferido na linha da cintura do oponente.
Swing: golpe desferido de cima para baixo. É aplicado no maxilar do adversário.


Assista ao vídeo da Revista Boa Forma:



Vânia Almeida - Educadora Física
www.cuidandodocorpo.blogspot.com



0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!