19 de dez de 2009

Overtraining: Excesso de exercício.



Hoje em dia, na busca pelo corpo perfeito, ou em busca de resultados rápidos, esquecemos da nossa saúde e do que cada corpo suporta, as vezes forçamos o corpo além do seu limite, isso pode trazer prejuízos.




Overtraining é um termo usado para definir o excesso de exercícios, isso é, além do que seu corpo é capaz de aguentar. Isso gera baixo desempenho e baixo resultado mesmo a uma freqüência alta de exercício.


É claro que atividade física é importante, porem, deve ser feita de maneira correta, sempre bem orientada e de acordo com o seus limites. A falta de atividade física é ruim, e em excesso também pode ser prejudicial.

Não é raro encontrarmos pessoas que dizem estar indo todos os dias na academia e não sentir melhora nenhuma no corpo, e por isso aumenta a carga de exercícios, seja em peso ou em frequência, a partir daí começa o problema. As vezes o problema está na falta de descanso, pois o músculo precisa de um tempo para se recuperar antes de ser colocado em stress novamente.


Causa:

A grande causa do estabelecimento do estado de overtraining é o excesso de exercício, conduzindo a uma resposta de estresse, intensificada pelo tempo insuficiente de recuperação entre os períodos de atividade.






Sintomas:

- Aumento da pressão arterial;

- Aumento da frequência cardíaca;
- Insônia;


- Irritabilidade;


- Queda do sistema imunológico;

- Irritação;

- Ansiedade;

- Depressão;

- Agressividade;

- Pequenas lesões.



Consequências:

- Lesões musculoesqueléticas;

- Microtraumas (osteocondrites, fraturas por estresse, miosites, tendinites, etc.);

- Edema ou impotência funcional;


- Lesões no tecido muscular.


- Essas lesões em sequência caracterizam as lesões causadas pelo over training, ou seja, começam com lesões musculoesqueléticas e microtraumas e podem evoluir para lesões no tecido muscular.





Por ser silenciosa, os sintomas podem aparecer quando já há alguma lesão.

Os limites dos exercícios variam de pessoa para pessoa, porem alguns cuidados podem ser tomados, por ex.: Intercalar o trabalho de grupos musculares diferentes, dormir cerca de 8 hs por dia, não forçar o corpo além do que ele aguenta, manter uma dieta equilibrada.


Overtraining ocorre devido ao EXCESSO de atividade física.

Thiago Viana - Fisioterapeuta

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