19 de mai de 2010

Forro no trato gastrintestinal auxilia na perda de peso antes da cirurgia bariátrica

Uma manga removível no trato gastrintestinal superior facilita a perda de peso antes da cirurgia bariátrica, de acordo com um relato online de na Gastrointestinal Endoscopy.
O forro de derivação duodenojejunal de 60 cm (duodenojejunal bypass liner, DJBL) é feito de um fluoropolímero impermeável. Quando colocado endoscopicamente e ancorado no duodeno proximal, cria uma barreira entre a comida e a parede intestinal, similar a uma derivação gástrica com Y de Roux, mas sem restrição gástrica.
Em um pequeno ensaio aberto, placebo controlado, Dr. Keith S. Gersin do Carolinas Medical Center, Charlotte, Carolina do Norte, e colegas atribuíram randomicamente 25 pacientes candidatos a cirurgia bariátrica para colocação do DJBL e 26 para tratamento simulado (esofagogastroduodenoscopia e falsa implantação).
Ambos os grupos receberam aconselhamento nutricional semelhante. Os indivíduos, em geral, eram “predominantemente brancos, de meia idade, do sexo feminino e com as comorbidades esperadas relacionadas à obesidade” de acordo com o relato.
A colocação do forro foi bem sucedida em 21 de 25 indivíduos. A implantação não foi possível nos outros devido a bulbo duodenal curto (3 pacientes) ou à combinação de anatomia e inexperiência do investigador (1 paciente). Dois indivíduos no braço placebo se retiraram após a endoscopia – um pediu para se retirar e outra engravidou.
No final, apenas 13 pacientes com DJBL (48%) e 24 com placebo (83%) completaram o estudo de 12 semanas.
“Os indivíduos que toleraram o DJBL experimentaram perda de peso significativamente maior do que os pacientes com placebo”, relataram os pesquisadores. A perda média do excesso de peso na semana 12 (endpoint primário) foi 11,9% no braço DJBL e 2,7% nos controles (p < 0,05).
Oito pacientes com DJBL se retiraram logo, no entanto – três por sangramento gastrointestinal, dois por dor abdominal, dois por náuseas e vômitos e um devido à doença preexistente não relacionada. Em todos os casos, os sintomas se resolveram com a remoção do forro.
Os investigadores relataram que 62% dos pacientes no braço DJBL perderam pelo menos 10% do seu excesso de peso, comparado com apenas 17% no braço placebo (p < 0,05). A perda média de peso foi 8,2 kg (18 libras) no braço DJBL e 2,1 kg (4,6 libras) no braço placebo (p < 0,05).
“Todos os pacientes no braço DJBL perderam peso”, observam os autores, enquanto 6 pacientes no braço placebo ganharam peso.
Esses dados, concluem, sugerem que o DJBL é um complemento promissor ao aconselhamento nutricional em candidatos para cirurgia bariátrica e suportam estudo clínico adicional com o dispositivo.
O estudo foi patrocinado pela GI Dynamics, Inc.,de Lexington, Massachusetts, que está desenvolvendo o DJBL. Dr. Gersin é acionista e consultor da companhia.
Para saber mais, acesse o Centro de Informação Controle do Peso 

Gastrointest Endosc 2010.

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!