1 de jun. de 2010

Acertos versus erros

Como o tema do blog normalmente é sobre perda de peso, falar dos erros e acertos é um foco importante. Quem nos dera ser perfeitos e viver o mundo de Poliana, onde todos são felizes e tudo dá certo. Mas vivemos um mundo real, e somos pessoas reais, sendo impossível colher resultados matemáticos, pois nosso corpo, nosso desejo não funciona desta forma. Nesse mundo imediatista que vivemos, muitas vezes nos obrigamos a deixar de comer e esperar uma perda de peso significativa, pois somente desta forma nos sentimos realizados, e olhe, muitas vezes ainda frustrados, como se devessemos perder muito mais do que nosso corpo poderia sustentar. A idéia da perda saudável, onde precisamos nos implicar no processo ativamente assusta, pois lidamos com nossa impotência, o medo de não dar conta, de encarar os acertos e os erros. Erramos sim, caímos, mas o importante é nossa capacidade de levantar e prosseguir o caminho. Para muitos, o cair siginifica abandonar o objetivo, siginfica mais uma chance de comer muito, até resolver iniciar novamente o ciclo de emagrecimento. O que desprezamos é nossa aprendizagem, pois se sabemos que determinada situação ou comida nos faz perder o controle e tropeçar, porque não evitá-la? A sabotagem fica presente, e a utilizamos sempre que nos convêm. Por isso quando caímos, ficamos no chão, estatelados, lambuzados de calorias, imersos na tristeza e na culpa. Mudar o foco é imprescindível, pois caímos, e devemos levantar e seguir outro caminho. Não aquele escorregadio,cheio de delícias irrecusáveis, mas um mais seguro, onde pode encontrar amparo. Existem caminhos em nossa vida, que nos fazsentir segurança, onde nossa auto estima se fortalece, e assim optamos por uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis. Te pergunto: 1- Qual caminho está optando em seguir? 2- Quais os erros que tem persistido em cometer? 3- O quanto seu desejo de perder peso é real? 4- O quanto estar acima do peso te protege? Perguntas que tem a função de levar a uma ótima reflexão. Aproveitem! Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica Especialista em Obesidade e Trasntornos Alimentares Curitiba-PR

5 comentários:

Janaína Macedo disse...

Olá Equipe!
Passando para avisar que ofereço, lá no meu blog, um selinho a este espaço!
Abraços!

1/6/10
Dri disse...

Oiss amei o texto voltarei sempre aqui... boa semana para ti

beijos

1/6/10
Joyce Camargo disse...

Muito bacana o post! É muito importante esse tipo de conscientização sobre seus próprios medos e anseios, e a forma como isso afeta o percurso da perda de peso e a saúde 'fisiológica' da pessoa.

"Vivemos um mundo real, e somos pessoas reais, sendo impossível colher resultados matemáticos" - Essa frase resume tudo.

Um abraço!

1/6/10
Dra. kátia Ferreira disse...

Proponho a tecnica de TSR que elimina 100% as estrias. Caso deseje, pode ir na home http://www.estheticenter.com.br e clicar em mídia onde aparecerá reportagens, inclusive as que sairam na REvista Pástica & Beleza onde fala na integra sobre o tratamento que é patenteado e cientificamente comprovado.
abraços, Dra. Kátia Ferreira

3/6/10
Vanda disse...

Olá Vania, vou em todos os seus blogs =) Que vi pelo seu perfil, rs

Beijos, te agradeço pelo carinho e estou a seguir-te!

7/6/10
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!