5 de abr. de 2011

O peso ideal

Perder peso hoje se tornou o foco de muitos jovens e adultos, que insatisfeitos com o peso e contorno corporal saem em busca de soluções para enfrentar esse problema.
Nessa batalha contra o peso, precisamos lembrar de traçar parâmetros reais, levando em consideração a idade, altura, entre outros fatores que podem determinar o não a perda de peso.
Como vivemos em um país onde a valorização do corpo magro é cultuada, perdemos o referencial do que seria ou não adequado e saudável para usarmos como meta.
Determinamos valores irreais e sacrificantes , sem termos informações adequadas , o que leva o corpo responder a esse ataque, freando a perda de peso.
Esse processo gera decepção, indignação em muitas pessoas, mas se formos realizar um levantamento, iremos verificar que na grande parte dessa população, os regimes estão sendo realizados sem orientação de um profissional capacitado, o que leva a efeitos sanfonas, e um desistímulo muito grande.
Outro fator que está inserido nesse contexto, é a falta de percepção quanto as emoções determinam esse processo. Cuidar do corpo significa olhar para o que sentimos ,o que nos auxilia a buscar nossos objetivos, como também podem nos levar a sabotar os mesmos.
Podemos concluir que a busca por um peso adequado e saudável vai depender das ações e implicações com que cada um vai ter nesse processo.
O importante é ter consciência de que temos limitações, que caímos nesse processo, mas que podemos levantar, continuar, e procurar ajuda, para esse projeto se torne efetivo.
Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica
Cutitiba – PR

6 comentários:

Maria Reis disse...

Bom dia!!

Bom meu imc diz que preciso pesar 63 quilos, não acho certo, pois tenho 41 anos, pesava 85 e agora fazendo ra, estou com 73, pra mim já esta quase bom, pois estou me sentindo bem, a roupa esta legal, só qro afinar as medidas, acha que estou certa? bjos

5/4/11
Anna disse...

eu ja estive nessa fase de querer algo fora da minha realidade, hj to mais tranquila quanto a meu emagrecimento, quero saude, um corpo mais em forma, mas curvas de modelo não são pra mim mais kkkk
bjim flor

5/4/11
Unknown disse...

Parebéns pela sua inciativa.É importante que as pessoa entendam que com saúde não se brinca.
cirurgiaobesidade.net.br

6/4/11
Unknown disse...

Olá Eduardo, obrigada pela participação. Um abraço

9/4/11
Zilda Santiago disse...

Preciso perder uns quilos mesmo e tenho relaxado.Vou seguir o blog pra ver se me ligo mais.Bjs no coração.

9/4/11
Nutricionista Ana Paula Fidélis disse...

Maria,

O IMC ainda é um método ultrapassado de avaliação. Ele serve muito para diagnóstico de análises estatísticas. Você pode pesar mais mas pode ser de músculos e não gordura. Ou seja o seu peso ideal é aquele que o percentual de gordura esteja adequado com relação a massa muscular. E também é aquele que você se sente bem e está saudável. Tem muitas pessoas que estão dentro do IMC mas estão com mais gorduras que outras. Isso se faz com avaliação.
Abraços!

12/4/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!