6 de jun. de 2011

Controle do colesterol


O colesterol é sempre visto como uma gordura que faz mal a saúde e que precisamos controlá-lo para não termos consequências não é mesmo? Então vamos falar hoje como que o colesterol pode aumentar e como fazemos para controlá-lo.

Primeiro o colesterol "ruím" é o LDL, e o colesterol "bom" é o HDL. Com a alimentação conseguimos manter o controle sanguíneo entre os dois.

A inflamação é um aspecto muito importante no aumento do colesterol porque ela está envolvida em questões metabólicas onde o colesterol é produzido podendo agravar o quadro. Você saberá mais sobre a inflamação entrando no link disposto no site.

A alimentação é claro, tem grande relevância no quadro. A carne vermelha, miúdos em geral, fígado, pele de frango, embutidos, torresmo, bacon, queijos, leite, biscoitos recheados, sorvetes, doces, produtos de padaria., frituras, sanduíches. Estes alimentos são ricos em gordura saturada e trans, estas levam ao aumento do colesterol sanguíneo e podem levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares e outras.

O mais importante conceito a saber é que quando nos alimentamos em excesso seja qual for o alimento ele pode ir para a síntese de gordura e isto pode levar ao aumento do colesterol. Então se você tem um descontrole no colesterol sanguíneo é preciso também melhorar a questão da alimentação equilibrada e não somente retirada dos alimentos que aumentam o colesterol.

Outro dado importante é que o seu fígado precisa estar funcionando bem ou seja, eliminando toxinas, fazendo com que o metabolismo esteja correto. E para isso não é somente estar com os exames de sangue sem alterações. Para você saber mais a nutricionista funcional é a profissional certa para ajudar na melhora como um todo.

Muito importante é saber que várias pesquisas já elucidaram que os produtos contendo gordura saturada, trans, hidrogenada, podem levar ao aumento do colesterol e que o colesterol presente nos alimentos não faz aumentar o colesterol sanguíneo. Ou seja, o nosso querido ovo não aumenta o colesterol, salvo em pessoas com grande alteração sanguínea. Leia mais sobre o ovo no link disposto no site.

O que além da alimentção você tem que se preocupar em melhorar?
1 - Melhorar a inflamação no seu corpo;
2 - Melhorar o funcionamento correto do intestino e do fígado;
3 - Saber qual alimento é alergênico para você e retirá-lo por um tempo da sua alimentação;
4 - Aumentar o consumo de antioxidantes prórpios para você

Estes aspectos são avaliados por um nutricionista funcional.

E o que você pode comer para controlar os níveis de colesterol no sangue? Veja aqui alguns alimentos importantes:

1 - As frutas e vegetais tem que estar presentes diariamente;
2 - Comer mais fibras como aveia em flocos, pão integral, arroz integral, farinha integral, granola sem açúcar, fibra de maracujá;
3 - Aumentar o consumo de alho cru, poderoso agente diminuidor do colesterol;
4 - Azeite extravirgem;
5 - Chocolate amargo, acima de 50% de cacau;
6 - Chá verde ( não pode ser ingerido por pessoas hipertensas)
7 - Oleaginosas - nozes, castanhas, amêndoa;
8 - Linhaça dourada

Sempre lembrando que a individualidade bioquímica é fundamental para qualquer tipo de tratamento e que um alimento pode ser ruím para você ao invés de ser bom como é para todos. E mais, você pode ficar livre de medicamentos para o controle do colesterol, basta você procurar um nutricionista funcional e o tratamento correto!

1 comentários:

Anna disse...

adoei o post ainda mais eu q tenho taxas astronomicas de colesterosl e triglicerídeos kkk tenho muito ainda a aprender
bjim

6/6/11
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!