5 de dez. de 2009

Reflexologia auxiliando no tratamento da TPM



A TPM, causada por alterações hormonais na mulher quando se aproxima o período menstrual pode ser tratada ou ter os seus sintomas típicos (insônia, ansiedade, dores de cabeça, mau humor, etc.) aliviados com essa técnica. 
Como já dissemos na postagem sobre Reflexologia, o seu princípio é baseado em que todos os órgãos do corpo estão refletidos em pontos na planta dos pés, e ao serem estimulados, estimulam também o funcionamento e aumento da circulação em tal órgão.
No caso da TPM, a pressão é aplicada nos pontos correspondentes ao útero e ovário, claro que se necessário outros pontos serão estimulados.
Podemos associar a Reflexologia com outras técnicas como shiatsu ou massoterapia, a união dessas técnicas fará com que se normalize o fluxo energético aliviando as dores e os outros sintomas.

 A Reflexologia pode ser bem utilizada no tratamento dos sintomas da TPM, pois induz a sensação de relaxamento, devido a produção de endorfina que é um analgésico natural.
É importante que antes de se iniciar o tratamento, seja realizada uma análise para saber o nível de desequilíbrio, saber quais  sintomas  são sentidos, assim como sua intensidade, já que cada organismo apresenta sintomas e intensidades diferentes.
Após feita a análise pode ser iniciado o tratamento. Além dos pontos principais que são identificados, os outros pontos dos pés também serão pressionados para que a sensação de relaxamento seja maior, aumentando a eficácia do tratamento.
 São necessárias algumas sessões que podem ser feitas semanalmente, para que se possa sentir a melhora, que é progressiva. A primeira sensação sentida, e mais comum é o relaxamento.
Vale lembrar que esse é um tratamento complementar e que é feito a longo prazo, o número de sessões necessárias variam de pessoa para pessoa, dependendo da intensidade dos sintomas pode ser necessária a combinação com outros tratamentos

Thiago Viana - Fisioterapeuta




2 comentários:

Vânia Almeida disse...

Oi Kilza, o blog ta com muita informação boa hein!
To com um banner/selo do meu blog, que tal expor aqui no seu espaço de parceiros??Tem o código lá no blog. Se puder, eu agradeço muito.
bjos

7/12/09
Projetos em Nutrição disse...

Ei Vânia bom dia, o selinho já está no blog!! Abraços e Sucessos!

8/12/09
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!