28 de nov de 2009

Reflexologia



A reflexologia baseia-se no princípio de que existem áreas nos pés e nas mãos que correspondem a cada orgão, glândulas e outras estruturas do nosso corpo. Ao estimularmos esses pontos, terá efeito no corpo, na parte correspondente.

Para entender melhor, podemos comparar com a terapia auricular, que já foi postada anteriormente.

De acordo com a visão oriental, no nosso corpo, circula uma energia (energia vital), sempre que essa energia é bloqueada, a zona correspondente a esse bloqueio será afetada, ao pressionarmos essa zona correspondente no pé, sentiremos dor ou apresentará alguma alteração no local. Ao pressionarmos o local de maneira correta, ajudará a “desbloquear” e harmonizar o fluxo de energia na área afetada.

Os ocidentais discordam dessa idéia e explicam os efeitos se baseando na medicina. A explicação é que nos pés, existem milhares de terminações nervosas que se ligam ao restante do corpo. Sensibilizando determinada região do pé, se ativa a área do córtex cerebral correspondente ao reflexo, isso foi comprovado pelo médico Zang-Hee Cho da Universidade da Califórnia. Em resumo, ao estimular alguma terminação nervosa, o córtex é estimulado e envia uma resposta, beneficiando a saúde em geral, ou algum órgão específico.

A reflexologia é praticada em mais de 20 países, entre eles o Brasil.





O tratamento:

Primeiro é realizada uma anamnese para obter maior número de dados sobre a pessoa, sobre sua saúde, sintomas físicos, etc.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos utilizando as técnicas específicas. A pressão pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com sua sensibilidade. Com o toque é possível notarmos também, áreas mais doloridas, e outras diferenças. É tratado um lado de cada vez.

A reflexologia vai ajudar a reequilibrar os sistemas do corpo.

Devido a um estado de relaxamento profundo, algumas pessoas, durante as sessões de reflexologia, dormem, e ao acordarem sentem uma sensação muito boa, bem estar e harmonia.
Normalmente as sessões duram de 30 a 60 minutos. No começo, podem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana.
A reflexologia não é dolorosa. As áreas sensíveis são tratadas com suavidade e as sensações costumam ser mais de prazer que de sofrimento.



Benefícios:

- Reduz os efeitos do stress e induz um estado de relaxamento profundo;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a comunicação nervosa;
- Limpa o nosso corpo (toxinas e outras impurezas que vão se acumulando);
- Ajuda a equilibrar todo o sistema humano;
- Trata a pessoa como um todo:

Indicações:

- Stress;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Insônia;
- Dores de cabeça;
- Constipação;
- Fadiga;
- Dores na coluna;
- Excesso ou falta de peso;
- Etc.

Contra-Indicações


- Ferimentos e fraturas;
- Varizes expostas;
- Gestantes (até o terceiro mês de gravidez);
- Doenças cardiovasculares;
- Caso de trombose ( pois a massagem pode deslocar o coágulo sangüíneo);
- Diabetes (especialmente se o paciente utilizar insulina);
- Dermatites.


Thiago Viana - Fisioterapeuta
www.fisioterapias.com.br

0 comentários:

Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!