Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Reiki Master - Aromaterapeuta
A Anorexia Nervosa é uma perturbação psicológica com implicações físicas e emocionais graves. Afeta predominantemente as adolescentes com maior risco de incidência entre os 14-18 anos, podendo iniciar-se mais cedo. Embora seja predominante no sexo feminino, surge também no sexo masculino. Caracteriza-se essencialmente por um medo intenso de engordar mesmo quando muito magra, por uma perda de peso superior a 15% em relação ao peso esperado, por uma alteração significativa da percepção do tamanho e forma corporais e ausência de, pelo menos, 3 ciclos menstruais consecutivos.
Para que a Anorexia Nervosa surja é necessária à conjugação, num dado momento, de determinados fatores: a jovem adolescente ter determinadas características de personalidade, vivenciar algumas dificuldades e problemas pessoais e iniciar uma dieta. No entanto, tudo começa um pouco antes da dieta.
Habitualmente são jovens com uma auto-estima baixa, alguns traços obsessivos, dúvidas acerca do seu valor pessoal, com padrões elevados de exigência e responsabilidade, inseguras, que não sentem confiança em si e com dificuldades em estabelecer relações com os outros Ou seja, sente que não conseguem gerir a sua vida, tomar decisões ou simplesmente fazer as coisas bem, o que faz com que se centrem no seu corpo e no seu controle como forma de obterem valor pessoal.
Recomendamos procurar um médico especialista que oriente uma terapia que envolva a escuta do paciente, trabalhe os conteúdos e que possa intervir de forma positiva e transformadora, para isto recomendamos a terapia floral como complementação.
Já que as essências florais sintetizam os fundamentos de uma nova medicina, criada pelo Dr.Bach, e tornam-se extremamente benéficas e eficazes na promoção da saúde, já que acreditamos que as doenças se originam, em grande parte, nas emoções mais profundas, que estão em desequilíbrio e mal resolvidas dentro de nós.
Este Blog tem a função de transmitir informação e NÃO faz parte de uma consulta com profissionais. É preciso saber que a individualidade existe e que não é tudo que funciona para todo mundo. Informe-se e procure um profissional na hora de aplicar a informação!
Obrigada a todos que passam por aqui!
0 comentários:
Postar um comentário