Por Rosangela V.Bittar
A Cromoterapia – o que é?
Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o Cromoterapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual.
O Cromoterapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais. Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.
Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente à nível emocional/mental que mais tarde somatizam-se causando a doença no corpo físico.A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgão e sistemas.Atenção: O uso das cores não dispensa o tratamento médico.
2 - As cores
Vermelho
Corresponde à nota musical dó e ao Chakra Básico.
O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.
O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.O vermelho é contra-indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.
Alimentos vermelhos: frutas e legumes de casca vermelha e alimentos que contenham ferro.: beterraba, rabanete, carne, cerejas, ameixa vermelha, groselhas, morango, agrião, etc..
Laranja
Corresponde à nota musical ré e ao Chakra Esplênico.
O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação anti-espamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.
Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias.
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.
Alimento laranjas: vegetais e frutas de casca alaranjadas como: laranja, mexerica, melão, manga, abóbora, cenoura, pêssegos, etc..
Amarelo
Corresponde à nota musical mi e ao Chakra Plexo Solar .
O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.
Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
O amarelo é contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.
Alimentos amarelos: vegetais e frutas de casca amarela como: limão, banana, abacaxi, milho, batata doce, melão, etc..
Verde
Corresponde à nota musical fá e ao Chakra Cardíaco.
O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.
Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças,vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.
O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.
Alimentos verdes, todas as verduras verdes e frutas e legumes de casca verde.
Azul
Corresponde à nota musical sol e ao Chakra Laríngeo.
O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.
Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.
O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Alimentos azuis: frutas e vegetais azuis como: uvas, ameixas preta, uva passa, amora, aspargo, batata.
Índigo/Anil
Corresponde à nota musical lá e ao Chakra Frontal.
O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.
O índigo não apresenta contra-indicações.
Alimentos índigos: os mesmos utilizados nos alimentos azuis e violetas.
Violeta
Corresponde à nota musical si e ao Chakra Coronário.
A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfeccionante, anti-estressante .É a cor da transmutação de energias.
Do ponto de vista psicológico , o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.
O violeta não apresenta contra-indicações.
Alimentos de cor violeta: berinjela, uva roxa, amora preta, beterraba, repolho roxo, brócolis, etc..
Rosa
Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.
Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.
O rosa não apresenta contra-indicações.
Branco
É a união de todas as cores, combinação perfeita das freqüências coloridas.
Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações.
Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Consultas Presenciais em Recife – PE Rua Padre Bernardino Pessoa, 633 Boa Viagem
Consultas via skype: rosangelaflorais
Publicações/livros:
Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer editora Laços SP em lançamento e Ebook: Uso prático da Terapia Floral na Obesidade: O cuidado integral através do uso das Essências Florais
Aceito convites para ministrar cursos e palestras
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584
0 comentários:
Postar um comentário